4
respostas

resistência para participar de treinamentos

Por vezes, observamos que os colaboradores se sentem prontos e menos abertos a participarem de formação continuada, oferecida pela empresa. Por mais que fiquem claros os objetivos e justificativas de adoção do treinamento, a frequência é baixa e/ou os participantes ficam passivos. Como promover a estimulação dos participantes, levando em conta que já estão acomodados a práticas tradicionais?

4 respostas

Foi criado um formulário para captar percepções dos colaboradores na indicação de temas de capacitações que seriam oportunos e necessários. No entanto, a adesão ao formulário foi baixa e com respostas do gênero - imprecisas, não objetivas, etc.

Será importante que promovamos uma pesquisa sobre os motivos que levam o colegiado docente a não estar tão ativo nas formações e capacitações. Poderemos utilizar uma entrevista semiestruturada, com linguagem simples e perguntas que permitam espaço para indicação de percepções e de problemas vivenciados. Além do grau de satisfação com o processo de oferta de capacitações. A aproximação entre a gestão de Capacitações e os usuários do processo e´ sempre bem vinda.

Olá, Sonia. Tudo bem?

Obrigado por compartilhar suas reflexões e aprendizados aqui com a gente.

Ótima sua análise, principalmente ao destacar a resistência dos colaboradores em aderir às capacitações, mesmo com objetivos claros. Esse é um desafio comum em Educação Corporativa e exige estratégias que envolvam os próprios participantes no processo.

Uma dica interessante é incentivar a participação ativa, usando gamificação ou criando grupos de troca de experiências. Isso pode tornar o treinamento mais atrativo e reduzir a passividade. Além disso, entrevistas semiestruturadas, como você mencionou, podem trazer insights valiosos para ajustar as abordagens.

Conte com o apoio do Fórum. Abraços e bons estudos.

Obrigada pelas recomendações, Renan. Vamos avançando para mostrar o quanto os compartilhamentos contribuem para a nossa aprendizagem. Abraços, Sonia.