1
resposta

Resistência ao uso de métricas

Trago mais um ponto para reflexão do que uma dúvida propriamente.

Acredito que assim como a adesão ao Scrum por parte da organização, o Kanban especialmente considerando o aumento da complexidade com a adoção do uso de métricas, pode trazer uma resistência caso não seja bem trabalhada uma mudança de cultura antes, não é? Vejo que times muito sobrecarregados e clientes com muitas demandas no backlog, tem muita resistência na adoção de metodologias ou frameworks que inicialmente aparentem adicionar mais burocracia ao processo, como pode ser o caso do Kanban com métricas. Imagino que a utilização de uma ferramenta seja de grande valia para diminuir o trabalho de gestão do quadro, porém nem sempre o custo pode ser assumido. No fim algumas complicações desaguam na questão da cultura.

1 resposta

estou passando por algo parecido, ainda mais vindo de uma gestão que está muito acostumada ao velho entrega em cadeia. O que estamos tentando fazer é deixar a métrica mais para o AM validar e verificar os pontos que devemos melhorar e focar nas ações, como descrever melhor as atividades e/ou movimentar para o quadro no local certo. Como ainda estamos engatinhando, eu não sei dizer o quanto estamos evoluídos nesse sentido, mas acho que pelo menos existe a evolução no sentido de validar que "menos é mais" e termos um WIP muito mais condizente com a equipe.