1
resposta

Resíduos ao quadrado

Boa noite, eu estou querendo entender o do porque o professor elevou os resíduos ao quadrado.

1 resposta

Olá Marcos, tudo certo?

Estava passando pelo fórum e vi essa sua pergunta aqui um pouco antiga, mas acredito que ainda vale a resposta.

A análise gráfica dos resíduos ao quadrado vs y predito também pode ser citado como um dos principais testes para se detectar a heterocedasticidade e consequentemente avaliar a adequabilidade do modelo de regressão ajustado.

Os resíduos nada mais é que a diferença entre os resultados observados e os resultados preditos pelo modelo, dessa diferença podemos obter números negativos e positivos, no entanto, os sinais dos resíduos não são importantes para examinar a constância da variância do erro, então uma alternativa é analisar graficamente os resíduos ao quadrado deixando todos necessariamente maiores que 0.

Lembrando que toda essa matemática com os resíduos é mais uma alternativa para alcançar o mesmo objetivo, identificar a presença de heterocedasticidade, se for observado a existência algum padrão dos gráficos de dispersão dos erros, a análise do modelo não é aceita, invalidando o pressuposto. O aceitável é quanto observamos uma distribuição o mais aleatória possível, concluindo assim, pela análise gráfica, uma confiança de ter ajustado um modelo homocedástico.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Espero ter ajudado. Bons estudos :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software