Boa noite, eu estou querendo entender o do porque o professor elevou os resíduos ao quadrado.
Boa noite, eu estou querendo entender o do porque o professor elevou os resíduos ao quadrado.
Olá Marcos, tudo certo?
Estava passando pelo fórum e vi essa sua pergunta aqui um pouco antiga, mas acredito que ainda vale a resposta.
A análise gráfica dos resíduos ao quadrado vs y predito também pode ser citado como um dos principais testes para se detectar a heterocedasticidade e consequentemente avaliar a adequabilidade do modelo de regressão ajustado.
Os resíduos nada mais é que a diferença entre os resultados observados e os resultados preditos pelo modelo, dessa diferença podemos obter números negativos e positivos, no entanto, os sinais dos resíduos não são importantes para examinar a constância da variância do erro, então uma alternativa é analisar graficamente os resíduos ao quadrado deixando todos necessariamente maiores que 0.
Lembrando que toda essa matemática com os resíduos é mais uma alternativa para alcançar o mesmo objetivo, identificar a presença de heterocedasticidade, se for observado a existência algum padrão dos gráficos de dispersão dos erros, a análise do modelo não é aceita, invalidando o pressuposto. O aceitável é quanto observamos uma distribuição o mais aleatória possível, concluindo assim, pela análise gráfica, uma confiança de ter ajustado um modelo homocedástico.
Espero ter ajudado. Bons estudos :)