Boa noite, eu estou querendo entender o do porque o professor elevou os resíduos ao quadrado.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Boa noite, eu estou querendo entender o do porque o professor elevou os resíduos ao quadrado.
Olá Marcos, tudo certo?
Estava passando pelo fórum e vi essa sua pergunta aqui um pouco antiga, mas acredito que ainda vale a resposta.
A análise gráfica dos resíduos ao quadrado vs y predito também pode ser citado como um dos principais testes para se detectar a heterocedasticidade e consequentemente avaliar a adequabilidade do modelo de regressão ajustado.
Os resíduos nada mais é que a diferença entre os resultados observados e os resultados preditos pelo modelo, dessa diferença podemos obter números negativos e positivos, no entanto, os sinais dos resíduos não são importantes para examinar a constância da variância do erro, então uma alternativa é analisar graficamente os resíduos ao quadrado deixando todos necessariamente maiores que 0.
Lembrando que toda essa matemática com os resíduos é mais uma alternativa para alcançar o mesmo objetivo, identificar a presença de heterocedasticidade, se for observado a existência algum padrão dos gráficos de dispersão dos erros, a análise do modelo não é aceita, invalidando o pressuposto. O aceitável é quanto observamos uma distribuição o mais aleatória possível, concluindo assim, pela análise gráfica, uma confiança de ter ajustado um modelo homocedástico.
Espero ter ajudado. Bons estudos :)