1
resposta

Reserva Tecnica

Pessoal, Qual a melhor forma de orientar o time na utilização da reserva técnica? Pois muitas vezes não planejam bem as tarefas e acabam deixando muitas horas na reserva para que possam ter essa "sobra" para trabalhar, porém, isso acaba por mascaram o Grafico de Burndown.

1 resposta

Oi Rafaela, tudo bem?

Sua pergunta é muito mais complexa do que parece... vou tentar te ajudar com alguns insights, embora seja necessário conhecer um pouco melhor seu ambiente para poder opinar mais assertivamente.

Primeiramente vou entender que vocês usam Scrum, já que você mencionou o burndown e ele faz mais sentido com um framework com "time box", ou seja a "Sprint" (vale mencionar que o Kanban não usa esse conceito de forma fechada, pois apoia-se na prática de entrega contínua).

Neste caso (do Scrum) o mais importante é definir bem o objetivo de cada sprint e atingir esse objetivo. Note: se o mínimo de entregas que compõe o objetivo da sprint não for atingido, a Sprint não obteve sucesso e isso é um mecanismo para ajustar essa "Reserva Técnica" (que não pode ser muuuuuito grande).

Outra coisa importante é lembrar que no caso do Scrum, o tempo é fundamental para permitir que o time aprenda sua "velocidade" e possa ir ajustando seus pontos por sprint até atingir a maturidade ideal.

Para você que é Product Owner, não esqueça que o time deve buscar ser "auto-gerenciável" e o PO não deveria ser um "Gerente de Projeto" ou "Coordenador da Equipe" (sim, eu sei que isso é mais teoria que prática, mas às vezes o PO fica sobrecarregado com responsabilidades que não são suas, como por exemplo, "controlar" a produtividade do time)

Na minha visão prática, o que mais ajuda o time a melhorar sua "velocidade" e "capacidade" é aprender cada vez mais sobre "O Produto" ou "Negócio". Incentive o time a conhecer mais do produto e ter maior autonomia para buscar sua "auto-gestão".

Bom, foram aqui algumas "opiniões" embasadas no meu conhecimento do dia a dia, mas se quiser dar mais detalhes e especificar um pouco mais sua pergunta, fique a vontade!

Abraços,

Prof. Sabino.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software