Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Requisito desejável

Requisito desejável na fase implementação normalmente é muito utilizado como requisitos não funcionais como foi apresentado no vídeo da aula como o exemplo das mudanças de cores desejados ?

2 respostas

Olá, Jackson. Tudo bem?

Pelo entendimento, não seria classificado como requisito não funcional, pois esse requisito ainda pode influenciar no desempenho do produto, ou seja, ele é importante.

Diferente do requisito desejável, como a mudança de cores da tela, se não for implementado não irá influenciar no desempenho e qualidade do produto. Então, na minha perspectiva, não necessariamente um requisito desejável é considerado um requisito não funcional.

O que acha?

Espero ter ajudado e bons estudos!

solução!

Olá Fernanda, tudo bem e você ?

Primeiramente agradeço pela sua reposta foi importante, vamos lá.

Sua colocação parece se trata a diferença no tempo na fase de levantamento de requisitos à implementação para tirar as considerações sobre requisitos desejável, mas talvez não seja bem assim.

Para esclarecer no decorrer dos argumentos deste fórum sobre a questão deste tópico poderia dizer que é diferente que eu tinha questionado entre os termos sobre o requisito desejável e requisitos não funcionais independentemente de fase de levantamento onde foi relacionado sobre o tempo a fase de implementação, até parece fica distante do que foi proposto na aula.

Logo, o que seria no meu entender nesta relação, o requisito desejável na especificação dos requisitos em fase de validação de documento que se trata na denominação do nível de prioridade "baixo" seja para requisito funcional ou não, isto Fernanda já não foge muito da sua perspectiva consideração. Então, concluindo que o requisito desejável é idêntico o nível baixo para classificação de prioridade dos requisitos que não é comprometido nas funcionalidades essenciais ou importantes do sistema, isto nos entendemos que o sistema pode funcionar de forma satisfatória sem eles que é caso o das mudanças das cores e também que os requisitos desejáveis podem ser deixados para versões seguintes, caso não haja tempo hábil para implementá-los na versão que está sendo especificada. E também não é imprescindível para o software estar concluído.

Antes, não poderia de questionar sobre este assunto porque eu acabei me focando sobre a fase de levantamento de softwares, mas faz parte do processo dos nossos conhecimentos, Grato.