Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Requisição-resposta

Bom dia!

Vimos que o cliente sempre inicia a comunicação com o servidor no padrão requisição-resposta. No exercício temos o seguinte: "Mas em alguns casos, o servidor também pode enviar uma requisição ao cliente". Essa alternativa é apontada como incorreta.

A dúvida: passado o momento inicial da comunicação, o servidor nunca vai fazer uma requisição ao cliente?

1 resposta
solução!

Oi Pedro!

Utilizando o protocolo HTTP, a afirmação "Mas em alguns casos, o servidor também pode enviar uma requisição ao cliente" é de fato incorreta.

Com este protocolo, o servidor apenas responde as requisições feita pelo cliente, ou seja, a "conexão" entre o servidor e cliente só existe enquanto a requisição é processada. Sendo assim, quando a resposta é enviada para o cliente, o servidor não tem mais contato com ele, impossibilitando comunicações futuras sem outras requisições do cliente.

Entretanto, existem outros protocolos que mantém uma conexão ativa entre servidor e cliente, como os websockets, que possibilitam uma comunicação bidirecional (servidor pode mandar requisições para o cliente e cliente pode mandar requisições para o servidor).

Esperto ter ajudado! Qualquer outra dúvida pode postar aqui. :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software