Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Representação gráfica da entidade Cliente

Talvez seja uma dúvida boba, mas como são muitos termos diferentes, eu tive dúvida com relação a entidades fracas e fortes. Durante o curso entendi que entidade fraca é a que não identificamos nenhum atributo chave. Agora mais para o fim, foi dito que a entidade fraca é uma entidade que depende de outra para existir. Isso na prática acaba sendo a mesma coisa, certo? Minha dúvida nesse ponto foi por explicações diferentes para um mesmo conceito.

Mas o motivo que me fez vir aqui é que quando fui representar graficamente, o Cliente havia sido representado com um retângulo de borda simples por até então ter sido identificado como uma entidade forte e o Pedido com borda dupla por ter sido identificado como uma entidade fraca. Porém com o decorrer das aulas foi dito que Cliente seria uma entidade fraca por depender de um Pedido para existir, o que não é um problema já que foi dito diversas vezes que o nosso entendimento pode mudar conforme formos fazendo entrevistas, etc, e algo no diagrama poderia acabar sendo alterado. Mas já que agora Cliente passa a ser uma entidade fraca por depender de um Pedido para existir, ela deveria ser representada graficamente com uma borda dupla, certo?

1 resposta
solução!

Olá Ricardo, tudo bem?

Peço desculpas pela demora no retorno.

A explicação sobre entidades fortes e fracas ficou bem confusa neste curso, principamentel pelo fato de a explicação ter sido divida em partes, e explicada em mais de um momento durante o curso.

Uma Entidade Forte, não depende da existência de qualquer outra entidade para existir e sempre possui um atributo para chave primária. Já a Entidade Fraca, depende da existência de qualquer outra entidade para existir e não possui um atributo para chave primária, dessa forma é necessario utilizar a chave primária da entidade forte, formando uma chave primária composta para a entidade fraca.

Ao meu ver Ricardo, parece ser realmente o mesmo conceito com duas explicações diferentes, porém os dois pontos são sempre analisados separadamente, se a entidade depende de outra para existir e se ela tem atributo para ser chave primária.

Já em relação a entidade cliente, realmente foi considerada com uma entidade que depende de outra para existir Ricardo, então aparentemente mesmo informando que a entidade cliente depende de outra entidade para existir o instrutor não se atentou a realizar a alteração da representação da entidade.

Então Ricardo devido a algumas pontos aprensentados, como este que você citou, alguns dos cursos da formação de modelagem de dados serão regravados, para que esses pontos sejam revisados e a explicação de alguns conceitos, como sobre as entidades fortes e fracas, seja feita de forma mais clara.

Espero ter ajudado e bons estudos!