3
respostas

Reposta C na pergunta abaixo.

A resposta B faz mais sentido que C. Ainda que o cliente passe alternando, hoje em dia, ele como principal interessado poderá demandar remotamente. Ainda que tenha a frase 'Estamos em fase de manutenção' na resposta B, pois o que poderia mesmo fazer com o que o time aumente uma sprint seriam Bugs como tarefas não planejadas.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

3 respostas

Olá Rodolfo! A letra C está correta no meu ponto de vista pq no final de cada sprint ha a necessidade de o cliente estar presente para a obtenção de feedbacks sobre o determinado produto. Neste caso seria mais interessante mudar o tempo de cada sprint para 15 dias.

já a letra B é algo mais provisório, na minha opiniao, e por isso, possa influenciar o tempo das strints por um periodo, mas a partir de certo momento esse bug será irrelevante pois parará de acontecer.

a questão central é o que é permanente (ou recorrente) e o que é provisório .

espero ter te ajudado ou clareado melhor a questão

Lucas, eu argumentei, pois se é uma equipe remota, o cliente poderia estar em qualquer lugar do mundo. Mas entendi seu ponto e faz sentido sim.

Na minha análise, se o cliente não tem tempo de acompanhar o projeto não justifica eu aumentar o tamanho do sprint, mas sim ajustar a estrutura do time.

Exemplo:

Se o projeto X foi dividido em 3 sprints A, B e C

Eu vou colocar o time que resolve o sprint A em 1 semana para 2 semanas ou o correto é entregar o sprint A e iniciar o B ou C?

No caso da letra C, eu vejo que se o cliente tem essa característica, o correto (ao meu ver) não é aumentar o sprint, mas redimencionar o time para que cada sprint seja de 2 semanas aumentando o tempo do projeto, pois é um fator de tempo do cliente não da complexidade técnica do projeto, do time ou tecnologia. Essa equipe que supostamente foi dispensada do projeto, pode ser alocada em outro projeto.

Agora, se os BUGs (resposta B) forem complexos ou por um motivo Y, por exemplo, na troca do servidor local para a nuvem e inúmeros bugs começam a aparecer, onde todos não conhecem o ambiente nuvem, é mais coerente do que a resposta C.