16
respostas

Reposito remote

Criei a pasta Ana

Logo em seguida fiz um git clone :

Fabiana Faria@DESKTOP-94IH4LN MINGW64 /c/git/ana $ git clone C:/Git/servidor/ Cloning into 'servidor'... warning: You appear to have cloned an empty repository. done.

Entrei na pasta ana e utilizei o seguinte comando:

git remote fatal: not a git repository (or any of the parent directories): .git

Em seguinda entrei na pasta alura (onde fica a master)

Fabiana Faria@DESKTOP-94IH4LN MINGW64 /c/git/alura (master) $ git push local master Enumerating objects: 9, done. Counting objects: 100% (9/9), done. Delta compression using up to 8 threads Compressing objects: 100% (6/6), done. Writing objects: 100% (9/9), 885 bytes | 885.00 KiB/s, done. Total 9 (delta 1), reused 0 (delta 0) To C:/Git/servidor/

• [new branch] master -> master

Entrei na pasta /c/git/ana

utilizei ls

Fabiana Faria@DESKTOP-94IH4LN MINGW64 /c/git/ana $ ls servidor/

Depois utilizei o git remote

Fabiana Faria@DESKTOP-94IH4LN MINGW64 /c/git/ana $ git remote fatal: not a git repository (or any of the parent directories): .git

teria que iniciar a pasta ana? Não tem essa parte

16 respostas

Olá Fabiana, tudo bem? Não entendi bem seu problema, você fez o clone do repositório "servidor" na pasta "ana" correto? Então, depois você entrou na pasta "ana" e verificou se os arquivos estão lá? A principio não, se você realiza um git clone você não precisar iniciar a pasta "ana" como um repositório git. Se puder esclarecer melhor todo o procedimento e os comando que você utilizou fica melhor pra gente de dar uma resposta mais precisa!

Foi isso. Utilizei os comandos, citados acima.

A unica diferença é que criei uma pasta a menos que o video. No curso o Vinicius criou a pasta projeto e eu não criei.

Fabiana, você entrou dentro da pasta "ana" antes de realizar o comando git clone? Porque pelo erro ao executar o comando git remote, parece que não foi clonado o repositório dentro da pasta "ana".

Vou fazer o seguinte

Como eu faço pra apagar a parte onde eu crio o git remote local?

Vou apagar e fazer novamente.

É simples Fabiana, você só precisa está dentro da pasta "ana" e digitar o comando:

git remote remove local

E depois pra adicionar é:

git remote add local <caminho-do-repositorio-remoto>

Se o primeiro comando retornar o erro git remote fatal: not a git repository (or any of the parent directories): .git então isso significa que a pasta "ana" não é um repositório git, então ela não foi iniciada como repositório, e para isso você precisa executar o comando (estando dentro da pasta "ana"):

git init

Jonilson,

boa noite!!

Criei a pasta servidor

Fiz tudo novamente e apresentou o seguinte erro:

tenho a seguinte hierarquia de pasta:

c/git/alura

dentro da pasta alura eu rodei o comando:

git remote add local C:\Git\servidor

ate aqui ok

"$ git remote -v local C:/Git/servidor/ (fetch) local C:/Git/servidor/ (push)"

depois retornei pra pasta /c/git e criei a pasta ana

mkdir ana

dentro da pasta ana eu tentei fazer o git clone :

$ git clone C:/Git/servidor/projeto Cloning into 'projeto'... fatal: 'C:/Git/servidor/projeto' does not appear to be a git repository fatal: Could not read from remote repository.

Pelo que entendi ele fez o clone porém apresentou erro.

Na verdade Fabiana, o erro informa que a pasta "projeto" ( C:/Git/servidor/projeto) não é um repositório Git. Pelo paços que você descreveu, você não criou a pasta projeto, ou se você criou a pasta projeto, você não executou o comando git init --bare.

bom, fiz os passos continudo no video do Vinicius. Dá uma olhada no video

Repositórios remotos

06:05 M

Fabiana, ainda não compreendi os passos que você realizou, peço desculpas, mas poderia explicar com mais detalhes! No caso você tem uma pasta C:/Git/ correto? E dentro dessa pasta você tem uma pasta chamada alura que é a mesma pasta vinicius como o professor nomeou durante o curso é isso? E ainda dentro da pasta C:/Git/ você também tem a pasta servidor e agora a pasta ana é isso? Sua pasta C:/Git/ está dessa forma abaixo:

C:/Git/
    - alura
    - servidor
    - ana

Só que nesse caso você não criou a pasta projeto dentro da pasta servidor é isso?

Assim, você começou utilizando a pasta alura no lugar da pasta vinicius é isso? Então criou a pasta servidor e inicializou essa pasta servidor com o comando:

git init --bare

Foi isso mesmo? Depois você adicionou o remoto no repositório chamado alura usando o seguinte comando:

git remote add local C:/Git/servidor/

Estou correto? Ai em seguido você criou a pasta ana também dentro da pasta C:/Git/, e dentro da pasta ana você executou o comando:

git clone /C/Git/servidor/

E nesse comando você não passou o nome da nova pasta que será criada dentro da pasta ana, logo dentro da pasta ana será criada uma pasta com o nome servidor, essa pasta servidor foi realmente criada pelo git clone /C/Git/servidor/ dentro da pasta ana?

E você fez o push dentro da pasta alura para a pasta servidor?

Peço desculpas por não entender bem seu problema, tenta explicar de uma forma mais detalhada pra eu poder ti ajudar melhor!

A pasta servidor é criada não e criada dentro da ana.

A pasta ana e criada dentro da pasta git assim como o servidor.

Certo, entendo, porém você deve executar o git clone /C/Git/servidor/ só estando dentro da pasta ana, executou de dentro da pasta ana?

acho que vou ter que começar isso do zero, fiz do jeito que o vinicius fez no video.

Fabiana, entendi onde está o erro, no momento você executou esse comando:

git clone C:/Git/servidor/projeto

Você tenta clona a pasta projeto que está dentro da pasta servidor porém essa pasta não existe, a pasta projeto em nenhum momento foi criada dentro da pasta servidor é que na verdade, essa pasta projeto será criada dentro da sua pasta ana, porém para isso precisa ter um espaço (" ") em branco entre o caminhio C:/Git/servidor/ e o nome projeto, o comando na verdade é esse:

git clone C:/Git/servidor/ projeto

Com um espaço em branco entre o caminho da pasta servidor e o nome da nova pasta que será criada dentro da pasta ana. Tente executar com esse espaço, isso deve funcionar!

Jovem, pode ser isso sim!!

Então eu poderia criar essa pasta na mão ou da forma que vc tá falando.

Sugestão: Não seria ideal deixar isso claro no video?

Nesse caso Fabiana tem que ser da nova que falei no último post, porque como estamos clonando um pasta (a pasta servidor), o git sempre vai criar um pasta, então se não passarmos o novo "projeto" como no comando:

git clone C:/Git/servidor/

O git vai criar uma pasta com o nome de "servidor" dentro da pasta "ana". Então para criarmos a pasta "projeto" com todo o conteúdo dentro da mesma, devemos passar o nome da pasta como último parâmetro do comando, com um espaço em branco antes do parâmetro:

git clone C:/Git/servidor/  projeto

Sobre a sugestão, você pode ir na própria aula e ir nos três pontinhos que ficam do lado direito da tela e ir na opção "sugerir alteração", assim a equipe responsável vai poder verificar e resolver o problema!

Espero ter ajudado!

Certo. Se você assistir as aulas vai ver que o Vinicius tem uma didatica boa, mas as coisas estão um pouco fora de ordem.

Por exemplo:

Ao usar o git a primeira coisa que deveria ser apresentado e a conf, o que não acontece.