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Reposicionamento de marca

Uma das marcas cujo reposicionamento me recordo é a McDonalds. Pelo menos aqui em Portugal durante muito tempo a McDonalds foi associada a coisas ruins como a obesidade (sobretudo infantil, devido aos brinquedos, ao aspeto colorido e ao facto de ser voltado muito pro público infantil), surgiu um jogo online com uma crítica explícita ao McDonalds onde você controlava todo o McDonalds desde a criação do gado, matadouro, atendimento ao cliente (lojas) e até equipa de Marketing e o jogo criticava muita coisa: dizia que o McDonalds destruía o habitat natural, inseria inúmeros químicos no gado pra produzir mais carne, subornava os empregados, o governo, etc. Até surgiram informações nas notícias de que os hambúrgueres eram feitos com lesmas e restos de animais, então a marca mudou completamente:

  • Mudou as cores e reformulou todas as lojas. As lojas deixaram de ter as cadeiras e mesas com ar infantil, as próprias lojas levaram uma repaginada de visual e se voltaram mais para o público juvenil e menos para o público infantil (embora ainda tenham o menu infantil e os brinquedos).
  • Além disso (e o PRINCIPAL). Eles investiram muito em informar o cliente sobre o que está sendo consumido. Havia placares pelas lojas com imagens do "campo": fotografias de vacas, fazendeiros, alface acabada de colher da horta e sempre mensagens explicando que a carne era 100% de vaca, que os vegetais eram fresquinhos e colhidos do campo, etc.
  • Também incluíram tabelas de informação nutricial no verso da folha que cobre o tabuleiro.
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Ai gente, eu escrevi isso antes de ler o "Opinião do Instrutor", juro!! haha Mas pronto, acrescentei algumas informações que a Tayane não tinha incluído :)

:o Não sabia disso, ótimo exemplo Vanessa, sua resposta está perfeita :) continue assim !!!