1
resposta

Reporte de (suposto) erro nas medidas

Eu utilizei exatamente as mesmas medidas utilizadas pelo professor nos vídeos e verifiquei algo que me pareceu ser um erro: quando filtrando por departamento, nos slicers no menu de Filtros, o número de funcionários ativos que aparecia quando nenhum departamento tinha sido selecionado era o mesmo de quando eu selecionava só o departamento de Produção: 207. Filtrando direto no Excel as 2 colunas, Status e Departamento, eu vi que ativos no dept. de Produção eram só 126; se eu filtrasse só o dept. de produção e ignorasse a coluna de Status, apareciam 209 linhas. Diante disso, fiz os seguintes ajustes nas medidas: Criei a medida

DataMaximaContratacoes = CALCULATE(MAX(Tb_contratacoes[DataContratacao]), ALL(Tb_contratacoes))

Alterei a medida FuncionariosAtivos p/ ficar assim

FuncionariosAtivos = 
VAR AdmissoesAcumulado = CALCULATE([Admissoes],FILTER(Tb_contratacoes,[DataContratacao]<=Medidas[DataMaximaContratacoes])) 
VAR DesligamentosAcumulado = CALCULATE([Desligamentos],FILTER(Tb_contratacoes,[DataContratacao]<=Medidas[DataMaximaContratacoes]))
RETURN
AdmissoesAcumulado-DesligamentosAcumulado

Com isso, passou a bater a quantidade de linhas exibidas no Excel sendo aplicados os filtros e o valor no card Funcionários Ativos no painel PBI, para todos os 6 depts.

1 resposta

Olá, Hildegard. Tudo bem?

Muito bem observado! Obrigado pela sugestão de solução.

A única adaptação que eu fiz foi criar apenas uma medida:

FuncionariosAtivos = 
VAR DataMaximaContratacoes = CALCULATE(MAX(Tb_contratacoes[DataContratacao]), ALL(Tb_contratacoes))
VAR AdmissoesAcumulado = CALCULATE([Admissoes],FILTER(Tb_contratacoes,[DataContratacao]<=DataMaximaContratacoes)) 
VAR DesligamentosAcumulado = CALCULATE([Desligamentos],FILTER(Tb_contratacoes,[DataContratacao]<=DataMaximaContratacoes))
RETURN
AdmissoesAcumulado-DesligamentosAcumulado

Vou adicionar uma errata na transcrição do vídeo com a devida alteração.

Bons estudos e sucesso!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software