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Reporte de Bugs

Na hora de reportar um bug, a primeira coisa a se fazer é o resumo.

Descreva o erro usando aproximadamente 10 palavras.

Um bom resumo deve colaborar para que quem o leia, identifique o erro rápido. No relatório, o que deve ser relatado deve ser exclusivamente o problema, evitando sugerir possíveis soluções neste passo.

Exemplos:

Bom: "Ao cadastrar usuário, sistema não redireciona para login." Ruim: "Programa trava." Em seguida, é necessário descrever passos precisos para reproduzir esse erro.

Como alguém poderia reproduzir o erro por conta própria em sua máquina?

Descreva a interação com o sistema, de maneira clara.

Exemplos:

Impreciso: "Abra o sistema."

Preciso: "Pressione Cmd+N para abrir uma nova janela no navegador. Em seguida, digite https://alurapic.com.br/ na barra de endereço e tecle Enter."

Impreciso: "Preencha o Cadastro."

Preciso: "Na tela de cadastro, digite usuário, e-mail, senha, confirme a senha e clique em Cadastrar.”

Impreciso: "Não funciona."

Preciso: Ao Clicar em Cadastrar, o sistema permanece estático, não dá feedback ao usuário e permanece na tela de Cadastro."

Depois dos passos claros e bem definidos, precisamos preencher outras informações que podem dar mais clareza aos desenvolvedores.

Exemplo:

Versão: Qual versão do produto você está testando?

No canto no sistema, você pode observar o número da versão, a 3.7.

Plataforma: Mencione a plataforma de hardware em que foi encontrado o bug. São várias as plataformas como “PC”, “MAC”, “IOS”, “Android” e etc.

Navegador: Qual browser você usou para testar. No meu caso, usei o Google Chrome.

E por fim, você ainda pode colocar um screenshot da tela com o código de erro que possa aparecer.

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Olá, Kelly! Tudo bem com você?

Na hora de reportar um bug, é realmente importante começar com um bom resumo, como você mencionou. Um resumo claro e conciso ajuda quem lê a identificar o erro rapidamente. Evite sugerir possíveis soluções nesse momento, foque apenas em descrever o problema.

Por exemplo, ao invés de dizer "Programa trava", é melhor dizer "Ao cadastrar usuário, sistema não redireciona para login".

Além disso, é fundamental descrever passos precisos para reproduzir o erro. Seja claro e específico na interação com o sistema. Por exemplo, em vez de dizer "Abra o sistema", diga "Pressione Ctrl+N para abrir uma nova janela no navegador. Em seguida, digite https://alurapic.com.br/ na barra de endereço e tecle Enter".

Outra informação importante é a versão do produto que você está testando. Verifique no canto do sistema qual é o número da versão, por exemplo, 3.7. Além disso, mencione a plataforma de hardware em que foi encontrado o bug (PC, MAC, IOS, Android, etc.) e o navegador que você usou para testar (no seu caso, o Google Chrome).

Se possível, também inclua um screenshot da tela com o código de erro que possa aparecer. Isso pode ajudar os desenvolvedores a entenderem melhor o problema.

Espero ter ajudado e bons estudos!