3
respostas

Report no ruby rails

Olá a todos , qual seria a melhor forma de gerar um report no rails?

3 respostas

Oi Witcare, tudo bem? Sem um contexto fica díficil de definir entende? Como quer que seja esse report? Que entidades envolve? Quais operações são necessárias? Qual será a saída desse report?

Nos dê um exemplo que seja próximo do que pretende fazer que assim a gente pode tentar falar a respeito. Se puder, mostre um pedaço de código que assim a gente consegue pensar melhor na situação.

Blz... Eu queria algo parecido com o iReport com java que vocês tem o curso aqui no Alura. A aplicação que quero fazer se refere a um sistema de orçamentos da empresa onde trabalho, nós vendemos serviços baseados em normas técnicas, então quero gerar um orçamento que contenha basicamente o serviço prestado, a norma e sub norma com itens e tudo mais. E depois tenho que gerar um pdf desse report. E tem a Ordem de serviço também. Eu usava o Embercadero com FastReport que é bem parecido com o iReport, mas por ser Desktop e por uma questão de custo benefício, decidimos passar para um sistema web preferencialmente em Ruby on Rails. Obrigado.

Oi Witcare, O que você vai precisar basicamente é uma série de controllers e views para gerar esses relatórios. Contudo o resultado final é que mais impacta, né verdade? Você precisa de PDFs. Vou deixando aqui o link de algumas ferramentas (www.ruby-toolbox.com)

Neste site que deixei voce encontra diversas ferramentas para gerar pdfs, gráficos e muito mais. (https://www.ruby-toolbox.com/categories/pdf_generation) eles ainda são classificados quanto ao uso.

Minha única recomendação nesse campo é que você procure estratégias para executar essa operação em background, fora do fluxo normal da aplicação. Relatórios podem ser pesados.