Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

Repetir código HTML

Boa noite, Pessoal. É o o seguinte, estou usando o bootstrap e gostaria de saber como eu evito de repetir os mesmos códigos em HTML todas as paginas, pois o header e o footer são os mesmos, isso deixaria o código mais legível e fácil a manutenção, eu sei que poderia ou deveira? usar PHP o "Include", até ai eu sei que é uma maneira, mas teria como usar JavaScript ou HTML?

7 respostas

Quem faz esse controle do reuso é o recurso que você está usando para gerenciamento de templates. Se no back-end você possui PHP puro, será seu PHP.

Mais e se no back-end eu estivesse usando JavaScript?

A resposta anterior permanece. Digamos que você está usando node, é interessante utilizar uma engine de templates (ex: jade)

solução!

Vou usar o node msm, então pesquiso por jade, vc tem alguma referencia? Pelo que vi aqui seria subir site com o node, intalar o jade nele. e ficaria com um ex assim:

doctype html

html

head

title Jade

body

include header // seria arquivo .jade em html

section

p ...

include footer // seria arquivo .jade em html

Basico assim?? notei tbm que ele completa ate as tag nao abertas e nem fechadas. Desde já muito obrigado!

Exatamente. Com o jade você usa o recurso de herança de templates e includes. Dá uma olhadinha aqui:

https://tableless.com.br/acelere-o-desenvolvimento-front-end-com-jade/

Show... Vlws

Alguém saberia outra solução sem usar framework?

Tipo usando JS puro...