3
respostas

Repassar uma copia do container criado

no video https://cursos.alura.com.br/course/docker-e-docker-compose/task/29365 no minuto 10:50 o instrutor fala que a utilização de volumes para criar um container com um ambiente de desenvolvimento e compartilha-lo com demais desenvolvedores é muito util. Minha duvida é, como compartilhar esse container que eu criei?

3 respostas

Olá Vanessa, tudo bem? Então ele falou em ambiente comum para vários desenvolvedores porém isso não inclui o volume, o ambiente é as ferramentas, como ele apresentou durante o curso, podemos criar um ambiente com o Node.JS, com o MongoDB e então distribuir o mesmo ambiente de forma fácil para outros desenvolvedores que também precisam utilizar esse mesmo ambiente, porém o volume precisa ser individual, ou então cada um ter seu próprio volume com projetos diferentes ou versões diferentes do mesmo projeto, isso geralmente é o que acontece. E para compartilhar essa imagem, porque na verdade você só compartilha a imagem, já que sempre quando executamos o comando docker run estamos criando um novo container a partir daquela imagem, e para compartilhar essa imagem, você pode subir ela para o Docker Hub que é um repositório de imagens Docker, e então a partir dele é possível que os seus colegas conseguiam baixar essa imagem e então criar outros containers a partir dela, assim vão utilizar o mesmo ambiente que você.

Espero ter esclarecido sua dúvida!

Agradeço Jonilson, sua resposta foi muito bem explicada, mas na verdade eu me precipitei em perguntar pois na aula seguinte foi ensinado o que eu havia perguntado no post. Como não encontrei um botão para excluir minha postagem, acabou ficando.

Mais uma vez, Agradeço

Sem problemas Vanessa! Qualquer dúvida só mandar aqui que agente ajuda!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software