Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

.rename()

Olá. Fiquei com dúvida sobre o comando .rename().

Ele serve somente para alterar nomes relacionados à coluna index (nomes de cada linha ou nome da coluna index)?

Eu utilizei os comandos abaixo para verificar a diferença, mas não observei nenhuma diferença:

COMANDO 1:

ist_freq_quantitativas_amplitude_fixa.rename_axis('Classes de Renda', axis= 'columns', inplace = True)
dist_freq_quantitativas_amplitude_fixa

Out: ![](Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade )

COMANDO 2:

dist_freq_quantitativas_amplitude_fixa.rename_axis('Classes de Renda', axis= 'index', inplace = True)
dist_freq_quantitativas_amplitude_fixa

Out: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Notei um pequeno deslocamento do título, mas não entendi o que quer dizer. Qual a diferença do axis "index" e o "columns"?

2 respostas
solução!

Olá, Vivian. Tudo bom?

Para efeitos práticos, não tem muita diferença. Com a exceção de que ao utilizarmos o axis=columns, nós teremos uma propriedade name associada ao atributo pd.DataFrame.columns, e quando utilizamos axis=index, temos uma propriedade name associada ao pd.DataFrame.index.

Em código seria algo assim:

Situação 1

alunos.rename_axis('Índice', axis='index').index

Resposta:

RangeIndex(start=0, stop=8, step=1, name='Índice')

Situação 2

alunos.rename_axis('Índice', axis='index').columns

Resposta:

Index(['Nome', 'Idade', 'Sexo', 'Notas', 'Aprovado'], dtype='object')

Situação 3

alunos.rename_axis('Índice', axis='columns').index

Resposta:

RangeIndex(start=0, stop=8, step=1)

Situação 4

alunos.rename_axis('Índice', axis='columns').columns

Resposta:

Index(['Nome', 'Idade', 'Sexo', 'Notas', 'Aprovado'], dtype='object', name='Índice')

Mas isso não muda a forma como os DataFrames são exportados ou organizados. Então não tem nenhuma diferença notável.

Se ainda tiver alguma dúvida, estou por aqui. Ótimos estudos e grande abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Muito obrigada!