5
respostas

Remover maquinas virtual

Bom dia! Estou com um problema removi a pasta ou o vagrantfile ou alterei o arquivo vagrantfile e algumas vms estão como running, contudo, não tem como utilizar o destroy pois o vagrantfile não existe mais, alguém sabe como posso limpar essa sugeira?

id       name      provider   state    directory
---------------------------------------------------------------------------
ccf2198  default   virtualbox poweroff D:/ambiente_dev
5e501cc  default   virtualbox running  D:/ambiente_dev/bionic
347fb2d  default   virtualbox poweroff D:/ambiente_dev/archlinux
24b2f5e  web       virtualbox poweroff D:/ambiente_dev/alura
55f4726  web       virtualbox poweroff D:/ambiente_dev/aws-alura
9b05698  saf8      virtualbox poweroff D:/ambiente_dev/saf8
e761bf3  host      virtualbox running  D:/ambiente_dev/host
baedea2  default   virtualbox poweroff D:/ambiente_dev/host
104b2e4  wordpress virtualbox poweroff D:/ambiente_dev/wordpress
a1fd036  default   virtualbox poweroff D:/devops/precise
ebb8eef  default   virtualbox running  D:/devops/bionic
dc7bd8b  default   virtualbox running  D:/devops/ubuntu16
5 respostas

Olá Ana Beatriz, tudo bem? Como você ainda consegue ver os IDs das máquinas você pode executar o comando:

vagrant destroy [id] -f

Passando o ID de cada máquina em cada comando no lugar de: [id]. E o -f é para forçar a destruição das máquinas.

Agora como você não deseja excluir todas as máquinas de uma vez, acho interessante executar o comando individualmente para não ter problemas com as máquinas que você ainda deseja utilizar!

Uma coisa que você deve também entender é que o comando vagrant destroy destrói a máquina e seus discos rígidos e demais configurações, porém a Box (imagem) ainda permanece armazenadas no seu computador. Para excluir as Boxs, você precisa o usar o comando vagrant box remove que você pode entender mais sobre ele na documentação.

Espero ter ajudado!

Olá Jonilson obrigado pelo retorno, realizei o comando como sugerido

vagrant destroy 5e501cc -f

Porém, recebo a mensagem abaixo:

The machine with the name 'default' was not found configured for this Vagrant environment.

Creio que seja porque removi o arquivo Vagrantfile.

Ana você poderia tentar usar o comando:

vagrant box prune -f

Ele excluir todas as boxes antigas ou que não estão sendo utilizadas no momento.

E fala pra gente se funcionou!

Oi Jonilson boa noite! Agradeço a sua atenção, mas, estou querendo remover vm´s que ficaram registradas no Vagrant, porém, não existe mais vagranfile e nem pasta aonde as mesmas foram criadas, o que deu para entender elas estão registradas no Vagrant mas não existem mais, até abrindo o virtualbox a máquina não existe mais.

Entendi Ana Beatriz, peço desculpas pela demora em compreender a situação! Nesse caso você deseja apenas remover esses registros dessas máquinas virtuais do status global, então tenta executar o comando:

vagrant global-status --prune

E fala pra gente o resultado!