Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Remover container

Quando excluo um container, eu perco todo o ambiente e tambem a instalação? Caso eu queira migrar de container minha aplicação (pegar o que tenho nela e colocar em outro container ja existente, por exemplo), perco tudo ao remover/excluir? No caso do container de banco de dados, perderei os dados bem como a instancia do DB?

1 resposta
solução!

Fala aí Everton, tudo bem?

Então uma das caracteristicas de containers é que eles são efêmeros, ou seja não mantém estado. Isso ajuda bastante na parte de escalabilidade, pois como o container não mantém estado posso subir quantas instancias eu quiser.

Para migrar sua aplicação você vai ter que criar uma imagem a partir de um Dockerfile e nesse arquivo você vai descrever o que você quer que tenha no seu container, instalar tudo o que for necessário para rodar a sua aplicação.

De fato se não fizermos nada ao encerrar e excluir um container que esteve em execução, perdemos tudo.

Mas é possível mapepar um volume para o container, esse mapeamento faz com que tudo o que o container escreva em um determinado diretório no container seja escrito no host também.

Espero ter ajudado e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software