7
respostas

Relembrar é aprender

Apreendi o quanto é importante,, o fator replay no estudo , para maior fixação do conteúdo na memoria de longo prazo , fazendo assim se minimiza as perdas de logo prazo , ! Ensinado agente aprede mais !! [Pirâmide de William Glasser]

7 respostas

Olá Isaque! Tudo bem?

É realmente fascinante perceber como diferentes métodos de estudo e revisão podem impactar nossa capacidade de reter informações a longo prazo, não é mesmo? A Pirâmide de William Glasser, que você mencionou, ilustra como o envolvimento ativo com o material de estudo pode aumentar significativamente a retenção de conhecimento.

Uma maneira prática de aplicar esses conceitos seria, por exemplo, após estudar um novo tópico, tentar explicá-lo para alguém ou até mesmo para si mesmo em voz alta, como se estivesse ensinando. Outra estratégia seria criar oportunidades para discutir o conteúdo com colegas ou em grupos de estudo.

Bons estudos!

Super importante variar os estudos com leitura, videos , podcast, pratica. Organização do estudos, criar topicos, Revisão para nao esquecer a longo prazo e nada de decoreba.

top o conteúdo.

É interessante que ao impulsionar outras pessoas a aprender, faz que possamos desenvolver mais.

Verdade Filippe , uma das melhores maneiras de aprender e ensinar!!

Ola a todos. Gostaria de deixar aqui meu comentario. Me lembro que uma vez a empresa na qual eu trabalhava foi escolhida para fazer um trabalho social para arrecadar fundos para uma instituicao de caridade. Na epoca tinhamos um valor x a ser alcancado o que naquele momento parecia ser um valor muito dificil de ser alcancado. Tinhamos apenas 21 dias para trabalhar. Quando pegamos a meta e dividimos pelo numero de semanas, em seguida pelo numero de dias e por fim pelas horas que teriamos em cada dia de trabalho, aquela meta que parecia ser algo muito grande e agora tinha se tornado algo pequeno. No exemplo do ultimo video na qual nos ensina a aprender uma coisa de cada vez e em seguida juntar todos os conhecimentos, pra mim fez toda a diferença

Essa pirâmide é muito verídica para mim. Tudo que aprendi até hoje que realmente fixou, foi por conta do ensinamento para outras pessoas.

Essa pirâmide ressignificou muitas coisa em minha vida, sempre me deixei levar pelo ralos de atenção pois ao mínima distração custo perde o foco das coisa uma televisão ligada . uma conversar paralela que seja de algum do meu interesse , Estou praticando a alternação entre o modo focado e difuso o que vem ajudado muito no meu desempenho .