1
resposta

Release seria o Deploy da aplicação em produção já para uso?

Olá! Gostaria de saber se quando falamos de release seria a entrega de parte funcional da aplicação no ambiente de produção ou seria a entrega de algo funcional para o ambiente de teste e depois mover todas as alterações para produção?

Outro ponto seria: Pelo que eu tinha entendido, ao final da Sprint, já teríamos algo funcional para o usuário, porém entendi essa mesma definição quando estudei a parte das Releases. Qual seria então a diferença entre o final da Sprint e a Release? Levando em consideração que podemos ter mais de uma Sprint por release.

1 resposta

Olá Marcelo,

Sim, desde que todos os testes tenham sido realizados e cumprido todos os critérios de aceite. No entanto, seria interessante ter um ambiente de homologação para que os usuários finais possam ter contato com as novas funcionalidades antes de colocá-la definitivamente em produção.

A diferença é que na Sprint, o time de desenvolvimento se comprometeu a desenvolver tudo aquilo que foi planejado no backlog da sprint e a Release é a entrega do que foi desenvolvido e que pode ser o equivalente a duas sprints por exemplo.

O Cronograma de Release é uma forma eficiente para organizar as entregas.

Espero ter ajudado.

Att.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software