Fala pessoal, quando eu comecei a brincar com o Laravel acabei desenolvendo um sistema aqui pra empresa aonde eu trabalho, porém eu acabei patinando em relatórios. Existem libs pra você criar relatórios PDF/EXCEL na UNHA direto com código PHP, masss, esse foi justamente o meu problema. Eu queria ter um aplicativo para desenhar um modelo de relatório de forma visual e depois o PHP gerar o relatório com o modelo que eu criei. Eu já havia tido uma experiência com JAVA para JASPER REPORTS que é excelente e comecei a pesquisar se existia uma forma de usar o JASPER REPORTS. Acabei encontrando o PHPJASPER que consegue gerar relatórios a partir de um arquivos jasper. Foi um parto pra fazer isso funcionar porque dependendo da versão do JAVA, pelo menos comigo não dava certo. Consegui fazer funcionar e rodou muito bem até eu fazer umas atualizações no server que sem eu perceber atualizou a versão do java e ai lascou.rsss, tiver que achar a build do JAVA que tava funcionando até então, instalar no server e definir como jvm padrão e ai voltou ao normal. A pergunta que fica então é: Existe alguma forma de usar arquivos de relatório produzido no JASPERREPORT no PHP para gerar relatórios sem precisar usar JAVA? Esse componente PHPJASPER por baixo dos panos é um PHP que acessa o arquivo JASPER e manda o JAVA gerar o Relatório usando JASPERSTARTER que aceita comandos JAVA no formato de linha de comando e por isso sem o JAVA você não consegue rodar o PHPJASPER.