Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Relatórios em PHP utilizando JASPER REPORT sem precisar de JAVA

Fala pessoal, quando eu comecei a brincar com o Laravel acabei desenolvendo um sistema aqui pra empresa aonde eu trabalho, porém eu acabei patinando em relatórios. Existem libs pra você criar relatórios PDF/EXCEL na UNHA direto com código PHP, masss, esse foi justamente o meu problema. Eu queria ter um aplicativo para desenhar um modelo de relatório de forma visual e depois o PHP gerar o relatório com o modelo que eu criei. Eu já havia tido uma experiência com JAVA para JASPER REPORTS que é excelente e comecei a pesquisar se existia uma forma de usar o JASPER REPORTS. Acabei encontrando o PHPJASPER que consegue gerar relatórios a partir de um arquivos jasper. Foi um parto pra fazer isso funcionar porque dependendo da versão do JAVA, pelo menos comigo não dava certo. Consegui fazer funcionar e rodou muito bem até eu fazer umas atualizações no server que sem eu perceber atualizou a versão do java e ai lascou.rsss, tiver que achar a build do JAVA que tava funcionando até então, instalar no server e definir como jvm padrão e ai voltou ao normal. A pergunta que fica então é: Existe alguma forma de usar arquivos de relatório produzido no JASPERREPORT no PHP para gerar relatórios sem precisar usar JAVA? Esse componente PHPJASPER por baixo dos panos é um PHP que acessa o arquivo JASPER e manda o JAVA gerar o Relatório usando JASPERSTARTER que aceita comandos JAVA no formato de linha de comando e por isso sem o JAVA você não consegue rodar o PHPJASPER.

2 respostas
solução!

Oi, Alexandre! Tudo bem?

Desculpa a demora por um retorno.

Como o JasperReports é uma biblioteca e ferramenta de geração de relatórios desenvolvida em Java, para que o seu funcionamento ocorra corretamente precisamos da instalação do Java Runtime Environment (JRE). Somado a isso, como o PHPJasper é uma biblioteca em PHP que permite a geração de relatórios usando arquivos JasperReports, ele acaba se tornando dependente do Java e do JasperStarter para funcionar, ou seja, é necessário ter o Java Runtime Environment (JRE) instalado no servidor onde o PHP está sendo executado.

Entretanto, existem algumas alternativas para geração de relatórios com o uso do PHP sem depender do JasperReports e do Java, deixo abaixo algumas como sugestão:

• DomPDF, uma biblioteca PHP que permite criar arquivos PDF a partir do HTML.
  • TCPDF, uma biblioteca PHP popular para criar relatórios em PDF diretamente em código PHP.
  • FPDF, outra biblioteca PHP para gerar arquivos PDF.

Espero ter ajudado. Caso tenha alguma dúvida, sinta-se à vontade para comunicar, estou à disposição.

Um forte abraço e bons estudos!

Caso este post tenha te ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓

Oi Sarah. Recentemente eu pensei numa alternativa de usar HTML para gerar PDF, mas não cheguei a pesquisar porque os relatórios atuais em JASPER estão atendendo. Olhando o DomPDF realmente é uma excelente alternativa para a minha questão e resolve o problema de dependências em JAVA sim já que utiliza PHP puro. Eu vou testar ele em novas demandas para ver como é. O que eu achei legal do DOMPDF é que ele aceita estilos css e então o céu é o limite para questão de design. Apesar de não existir uma IDE para criar os relatórios de forma visual, como ele aceita HTML, existem várias alternativas para isto e na pior das hipóteses a mais simples que é criar por linha de comando mesmo. obrigado por responder.