3
respostas

Relatório em Javascript

Olá pessoal,

Estou querendo começar um projeto web com Html5, Css3 e Javascript, já fiz alguns cursos aqui porém nenhum abordou sobre como gerar relatórios para impressão, e o sistema que pretendo desenvolver terá muitos relatórios.

Gostaria de saber como se faz, se tem algum curso aqui na Alura, ou pelo menos algum dica de por onde começar.

Desde já agradeço muito.

Cauê Nishijima

3 respostas

Fala ai Cauê, tudo bem? Geralmente esse tipo de necessidade é resolvido com Dashboards.

Normalmente utilizamos o Kibana, Grafana, Metabase, Tableu, etc...

Cada um tem seu proprio meio de configurá-lo e usá-lo.

Apenas casos específicos onde você precisa gerar um relatório em PDF e tals.

Espero ter ajudado.

Fala Matheus, tudo bem sim e com você?

Então, não entendi muito bem o final da sua resposta, o meu caso é justamente que tenho que gerar relatórios, podendo ser em PDF, para que o usuário possa efetuar a impressão.

Dei uma pesquisada rápida nesses que você passou e parece que não é exatamente isso que estou precisando, pois preciso que o usuário imprima diretamente do sistema que irei desenvolver.

Me corrija se estiver errado, porque ai me aprofundo mais.

Muito obrigado

Estou bem também Cauê.

Entendi, nesse caso onde precisa baixar o PDF para o cliente é diferente, as ideias que eu te mandei seria mais para visualização online.

Para esse tipo de relatória eu usava o Jasper Reports no mundo Java, acho bem top o Jasper.

Dei uma pesquisada aqui e parece ter lib em Node para o mesmo:

https://www.npmjs.com/package/node-jasper

Talvez você pode tentar montar o relatório no Jasper e utilizá-lo no Node.

Por nunca te usado a lib não sei dizer o quão fácil ou dificil vai ser essa implementação (depois pretendo até fazer uma POC com ela).

Espero ter ajudado.