1
resposta

Relatório de Viabilidade

Cenário macro: a loja de produtos naturais Viva Saudável necessita de um sistema para controlar seu estoque e suas vendas na loja presencial e controlar entregas de compras realizadas via whats app. Atualmente o único controle existente é o controle de caixa e contabilidade. As principais dificuldades estão em gerenciar as compras de maneira adequada, considerando um fluxo adequado de mercadorias que são compradas e vendidas, sendo que há mercadorias que acabam não sendo vendidas e estragam ou vencem e há outras que são buscadas pelo consumidor e se encontram em falta, levando eventualmente à desistência da procura da loja por parte dos clientes.

Escopo inicial: o cliente necessita de um sistema que permita integrar o registro de entrada e saída de mercadorias, assim como emitir relatórios com dados relativos à mercadorias mais vendidas por período, quantidade vendida de cada mercadoria por período e lucro médio obtido com cada mercadoria por período. Este sistema necessita estar integrado ao sistema atual de registro de vendas.

Contribuição para os objetivos da organização: o novo sistema permitirá uma melhor gestão e planejamento principalmente em relação à compra de mercadorias, evitando perdas e prejuízos, assim como perda de clientes, uma vez que estes poderão sentir-se mais satisfeitos por encontrarem os produtos que buscam. Com um melhor equilíbrio entre compras e vendas, assim como um melhor controle administrativo geral, o negócio como um todo pode ser melhor gerenciável e prosperar mais efetivamente.

Restrições: alguns usuários tem pouca habilidade com tecnologia e precisarão ser treinados e se adaptar à novas rotinas.

Integração com outros sistemas: o novo sistema deverá ser integrado ao atual sistema de registro de vendas.

Avaliação final: o criação do sistema é viável, mas deverá ser feito da maneira mais simples e efetiva possível dado o tamanho atual do negócio e a capacidade de investimento do cliente.

1 resposta

Olá, Paula!

Parabéns por sua dedicação ao responder essa atividade e descrever os cenários macro, escopo inicial contribuições e mais!

É excelente poder acompanhar o desenvolvimento dessas respostas aqui no fórum.

Bons estudos!

Paula, se essa resposta te ajudou, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software