Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

RelativeLayout

Assiste a alguns vídeos no youtube em que os elementos quando arrastados à view exibiam duas linha verdes que serviam para determinar qual elemento seria usado para ancorar o novo elemento arrastado. Na minha tela do Android Studio, isso não acontece: o elemento arrastado da palheta vem sem nenhuma linha verde de ancoragem. Sem essa recurso, a manipulação visual torna-se inepta num RelativeLayout. Pergunto: - isso é decorrente da versão do Visual Studio ou de alguma configuração extra a que eu não estou atentando?

1 resposta
solução!

Fala Paulo, de boa ?

Cara, acho que tudo pode depender.

O Android Studio tem evoluido muito, tanto que o padrão atual de xml que usamos é com ConstraintLayout, que faz esse lance de ancoragem que tu disse a pouco, os cursos foram gravados previamente à criação desse novo formato, por isso é utilizado RelativeLayout e o arrastar e puxar, que o instrutor faz funciona.

Na plataforma temos cursos de ConstraintLayout que vão abordar todo o conceito por trás desse novo formato, acredito que vá facilitar o seu entendimento e ajudar a ver mais conteúdos e criar telas mais bacanas.

Indo um pouco além, atualmente existe outro padrão, que foge bastante do xml, e se torna programático, a comunidade android tem curtido bastante, chama Compose, recomendo você ficar de olho nele também :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software