Como eu posso relacionar colunas no df pra por exemplo conseguir descobrir quantos dos 5000 filmes receberam a nota x ?
Seria uma forma deu descobri qntas vezes a nota x apareceu
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Como eu posso relacionar colunas no df pra por exemplo conseguir descobrir quantos dos 5000 filmes receberam a nota x ?
Seria uma forma deu descobri qntas vezes a nota x apareceu
Oi Gustavo! Tudo tranquilo por aí?
Desculpa pela demora em dar um retorno.
Vamos supor que você queira descobrir quantas vezes a nota 7.2 apareceu. Sendo assim, primeiramente podemos separar dos nossos dados apenas os filmes que possuem as notas 7.2. Para isso, podemos utilizar a função query:
import pandas as pd
tmdb.query("vote_average == 7.2")Essa função vai nos retornar um DataFrame com todas as colunas, mas apenas com os filmes que tem notas iguais a 7.2.
Certo, agora que separamos os filmes, precisamos contar quantas vezes essa nota aparece. Para isso, basta utilizarmos a função value_counts e especificarmos a coluna vote_average que contém as notas, observe:
import pandas as pd
tmdb.query("vote_average == 7.2").value_counts('vote_average')Ou, caso prefira, também podemos fazer separadamente:
import pandas as pd
filmes_com_nota_x = tmdb.query("vote_average == 7.2")
filmes_com_nota_x.value_counts('vote_average')E de ambos os jeitos, iremos obter o mesmo resultado:
Nos contando que a nota 7.2 aparece 119 vezes nos nossos dados :)
Caso você queira saber quantas vezes aparece cada uma das notas que temos no nosso dataset, você pode utilizar o comando tmdb.value_counts('vote_average') e ele irá te retornar uma Series contando quantas vezes cada uma das notas aparece.
Se quiser saber mais sobre as funções query e value_counts, segue link da documentação dessas funções (em inglês):
Qualquer dúvida estou por aqui, tá bom?
Bons estudos!