1
resposta

Relacionamento interpessoal e capacidade técnica

Ter a capacidade de se trabalhar em equipe em prol de um objetivo é um pré-requisito indiscutível atualmente nas empresas. Isso inclui respeitar as opiniões adversas, saber a hora de escutar e de falar, ser gentil e educado e sobretudo estar aberto para ser resiliente e entender que o processo contínuo de aprendizagem não para, ter a humildade de que nunca sabemos de tudo e todos os dias é uma oportunidade de se aprender. A capacidade técnica é uma habilidade que o profissional possui e que está diretamente ligado ao relacionamento interpessoal, no que tange o aprendizado diário.

1 resposta

Oi Bruno,tudo bem?

Obrigada por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura.

No contexto atual, as empresas valorizam profissionais que não apenas dominam suas áreas técnicas, mas que também sabem trabalhar bem em equipe, respeitando e aprendendo com as diferentes opiniões.

Na aula, foi discutido como o mercado de trabalho está em constante evolução, exigindo novas qualificações, como a capacidade de análise rápida, adaptação a novas formas de trabalho e desenvolvimento de soft skills. Isso se conecta diretamente com o que você mencionou sobre a importância do aprendizado contínuo e da resiliência.

A mentalidade VUCA (Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade) é uma abordagem que ajuda a lidar com as mudanças rápidas e constantes no mundo. Por exemplo, para lidar com a volatilidade, a resiliência é essencial, o que se alinha com a sua ideia de estar aberto ao aprendizado contínuo.

Além disso, a aula destaca a importância das competências técnicas e comportamentais. As técnicas são específicas para cada profissão, enquanto as comportamentais, como o relacionamento interpessoal, são fundamentais para o trabalho em equipe e para enfrentar os desafios do mercado.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!