Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Relacionamento identificador vs. não identificador

olá, boa noite. Estou com dúvidas a respeito da parte em que, nas tabelas do modelo físico, usamos os ícones de relacionamentos identificadores e não identificadores. Se 'o relacionamento identificador é aquele na qual uma ocorrência da entidade fraca, precisa estar associada a exatamente uma ocorrência da entidade forte e não pode existir sem ela', então por que o icone de 'Relacionamento não identificador' foi utilizado para relacionar o Cliente (Entidade forte) com o Pedido (Entidade fraca)?

Obrigada

2 respostas
solução!

Oi, Amanda! Tudo bom?

A distinção entre relacionamentos identificadores e não identificadores é baseada na dependência entre as entidades envolvidas, observe:

  • No relacionamento identificador, a entidade fraca não pode existir sem a entidade forte. Este cenário geralmente ocorre quando a entidade fraca não possui seu próprio identificador (chave primária) e, portanto, precisa herdá-lo de outra entidade — podemos notar este contexto entre Pedido e Item_pedido.

  • Já no relacionamento não identificador, a entidade fraca não depende, em sua totalidade, da entidade forte. Este cenário pode ser observado quando ambas entidades possuem seus próprios identificadores (chaves primárias).

Sabendo disso, ao analisar o relacionamento entre Cliente e Pedido, percebe-se que se trata de um relacionamento não identificador, visto que:

  • Cliente tem seu próprio identificador único, chamado (cod_cliente). Isso significa que essa entidade não precisa de Pedido para ser identificada e vice-versa;

  • A ligação entre Cliente e Pedido é estabelecida ao incorporar uma chave estrangeira em Pedido. No entanto, isso não faz com que uma entidade seja completamente dependente da outra!

Amanda, espero ter ajudado com minha explicação! Qualquer dúvida, estarei por aqui.

Um forte abraço.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Oi Adrieli! Tudo ótimo. Espero que com você também :)

Muito obrigada pela resposta. Está bem completa e acredito que com base nela eu vou conseguir solidificar um pouco mais meu aprendizado sobre o tema.

Um abração.