3
respostas

Relacionamento entre tabelas

queria selecionar o nome da uma pessoa em uma tabela 01 e queria saber se essa pessoas esta em outra tabela 02 caso nao estivesse queria que me retornasse uma informação falando que a pessoa não esta cadastrada na tabela 2 ( THEN ‘SIM’ ELSE ‘NÃO’ )

3 respostas

Olá Antônio, tudo bem?

Não entendi muito bem o que você está querendo dizer com selecionar o nome de uma pessoa, seria um select para buscar os nomes da tabela 01, escolher aleatoriamente algum e depois executar um segundo comando para realizar a busca na tabela 02 e retornar se está cadastrado ou não? Você poderia explicar melhor o que esta tentando fazer para que possa ti dar uma resposta mais exata?

Aguardo o seu retorno!

Vamos lá eu tenho duas tabela, a tabela 01 que tem o nome das pessoas atendida, e uma outra tabela 02 que é de pessoas cadastrada, queria saber quem foi atendido pelo o nome mais que não esta cadastrado e queria que uma coluna que me informasse quem foi atendido e esta com o cadastro ok.

Consegui entender melhor o que está querendo fazer Antônio, porém, ao meu ver da forma que está o seu banco de dados, as informações são armazenadas de forma redundante, está armazenando o nome das pessoas em dois lugares, então quando o seu banco estiver com um grande volume de dados pode dificultar a manutenção. Não conheço as regras de negócio da sua aplicação, mas para que o seu banco não tenha informações redundantes e para que você consiga alcançar esse seu objetivo de uma forma mais simples, você poderia manter as informações do paciente apenas na tabela de cadastro, e apenas referenciar na tabela de atendimentos quando o mesmo for atendido, assim teria a certeza que todos estavam com o cadastro OK e não teria informações redundantes, e na tabela de atendimento poderia ter uma coluna informando se o paciente já foi atendido ou não.

Uma outra opção seria utilizar uma tabela associativa e com ela realizar um JOIN para fazer essa busca. Mas neste caso, é possível cadastrar um mesmo nome mais de uma vez? Existem mais tabelas nesta relação no seu banco dados ?