1
resposta

Regressão Linear no Excel

Bom dia pessoal,

Como outras pessoas, ao tentar fazer a regressão linear no Excel pela fórmula proj.linear não apareceram dois valores como na aula. Busquei aqui no fórum e vi que foi dada a solução de selecionar duas células + F2 + CTRL + SHIFT + ENTER daria certo.

Testei pela fórmula PREVISÃO.LINEAR(D2;$B$2:$B$37;$D$2:$D$37) e já obtive os resultados da tendência direto, sem ter que fazer a regressão e depois o cálculo da tendência.

Alguém também já testou? Sabe se a fórmula funciona da mesma forma que os cálculos separados todas as vezes?

Obrigada!!

1 resposta

Olá Isabella, tudo bem? Espero que sim!

Desculpe pela demora em retornar.

Pode ter acontecido um problema no momento de escrever a função matricial. Para usar uma função matricial no Excel, primeiro você precisa selecionar as células de interesse, o botão F2 serve para editar o texto presente nas células, em notebooks por exemplo, costuma ter uma tecla Fn que você precisa pressionar em conjunto com a tecla F2 para funcionar corretamente a edição da célula. Feito isso você pode escrever a função normalmente e ao final pressionar Ctrl + Shift + Enter para o Excel entender que se trata de uma fórmula matricial.

Tanto a PROJ.LIN() quanto a PREVISÃO.LINEAR() se baseam em prever valores através de regressão linear utilizando o método dos quadrados mínimos.

A diferença entre as funções é que a PROJ.LIN() te dará as estatísticas da regressão linear, por ela ser uma função matricial, te retornará várias células de resultado. Dentre essas estatísticas estão o coeficiente de inclinação da reta, o valor que intercepta o eixo y e a soma dos quadrados dos resíduos.

Mas se seu interesse é prever um valor específico, você pode utilizar diretamente a PREVISÃO.LINEAR(), que te retornará um único valor, que é o valor previsto y para um dado valor x do seu interesse.

Portanto se você tiver interesse somente no resultado da previsão de um valor, pode utilizar a PREVISÃO.LINEAR() diretamente.

Você pode encontrar mais informações na documentação da função PREVISÃO.LINEAR() e PROJ.LIN().

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software