Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Regras PfSense

Gostaria de saber se todas as regras que eu criar, tenho que repetir a mesma regra mudando ipv6 e ipv4 ou somente a padrão tem que ter as duas regras?

2 respostas
solução!

Boa noite Wanessa, permita-me tentar te ajudar com essa?! Bom, se olharmos o exemplo demonstrado pelo Merces na configuração do pfSense, o tráfego INBOUND (rede externa -> rede interna) tem o campo Protocol marcado como *, isto é, todos (os pacotes) direcionados as portas 22 (SSH), 53 (DNS), 80 (HTTP)da rede interna serão permitidos. Porém quando está definindo, as rules para o tráfego OUTBOUND (rede interna -> rede externa) ele opcionalmente cria duas regras iguais (uma para o protocolo IPV4 e outra para IPV6). Voltando na aula, você verá que o campo States (mostra a taxa dos pacotes enquadrados para cada regra criada) da regra criada para o protocolo IPV6 está zerado 0/0 B(ytes),provavelmente porque ele não usa IPV6 na rede dele. A Questão é... sua rede interna usa IPV6? Se sim, será uma boa ideia você considerá-lo nas suas regras de saída. Se não, não teria sentido a menos que tenha planos para implementá-lo em breve. Em todo caso, nada impede que você crie uma única regra, basta clicar em Em Edit Firewall Rule: e indicar o valor "IPV4 + IPV6" no campo Address Family no momento da criação, ou da edição da regra. Caso queira ver mais detalhes, poderá consultar o endereço a seguir: http://professor.prochnow.com.br/artigo/criando-regras-de-firewall-no-pfsense Espero ter ajudado! ;)

Ajudou sim. Obrigada :D

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software