Gostaria de saber se todas as regras que eu criar, tenho que repetir a mesma regra mudando ipv6 e ipv4 ou somente a padrão tem que ter as duas regras?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Gostaria de saber se todas as regras que eu criar, tenho que repetir a mesma regra mudando ipv6 e ipv4 ou somente a padrão tem que ter as duas regras?
Boa noite Wanessa, permita-me tentar te ajudar com essa?! Bom, se olharmos o exemplo demonstrado pelo Merces na configuração do pfSense, o tráfego INBOUND (rede externa -> rede interna) tem o campo Protocol marcado como *, isto é, todos (os pacotes) direcionados as portas 22 (SSH), 53 (DNS), 80 (HTTP)da rede interna serão permitidos. Porém quando está definindo, as rules para o tráfego OUTBOUND (rede interna -> rede externa) ele opcionalmente cria duas regras iguais (uma para o protocolo IPV4 e outra para IPV6). Voltando na aula, você verá que o campo States (mostra a taxa dos pacotes enquadrados para cada regra criada) da regra criada para o protocolo IPV6 está zerado 0/0 B(ytes),provavelmente porque ele não usa IPV6 na rede dele. A Questão é... sua rede interna usa IPV6? Se sim, será uma boa ideia você considerá-lo nas suas regras de saída. Se não, não teria sentido a menos que tenha planos para implementá-lo em breve. Em todo caso, nada impede que você crie uma única regra, basta clicar em Em Edit Firewall Rule: e indicar o valor "IPV4 + IPV6" no campo Address Family no momento da criação, ou da edição da regra. Caso queira ver mais detalhes, poderá consultar o endereço a seguir: http://professor.prochnow.com.br/artigo/criando-regras-de-firewall-no-pfsense Espero ter ajudado! ;)
Ajudou sim. Obrigada :D