3
respostas

Regras de negocio no DDD

Aproveitei para perguntar aqui, pois nessa aula apareceu a camada do use case.

Desde o curso anterior do clean architeture e agora esse DDD as regras de negocio estao todas dentro das entidades, deixando de ser simples POJOs. Mas no caso da regra de negocio nao ser na entidade, por exemplo, antes de criar o aluno, eu preciso confirmar se ele ja nao existe? Essa regra de negocio fica na camada e use case?

cria o aluno >>> verifica se ele existe >>> salva no repositório >>> notifica os listeners ?

3 respostas

Ola Thiago.

Quando temos uma busca em uma base, ou mesmo em uma API, é uma integração de infraestrutura, e ficaria na camada de infra. O modelo não poderia depender da infra.

No curso temos 3 pacotes dentro de um domínio, e ela esta seguindo o conceito de Clean Architecture

• infra
  • aplicação
  • domínio

Assim, o dominio pode ser usado pela aplicação e infra, mas o contrario não: domínio não usaria e nem dependeria da aplicação e infra. Isso é comentado aqui nesse topico a partir do 5min https://cursos.alura.com.br/course/java-domain-driven-design-conceitos/task/82977

No seu exemplo, teríamos uma classe de serviço no pacote de aplicação com a regra da sua busca, que chamaria a interface de repositorio acessando o banco de dados. A tela (ou controlador ou o cliente) acessaria então esse serviço. Mas veja que a aplicação é uma cada de fluxo, que pode organizar os acessos dos dados e a chamada de regras que estão do domínio. As regras de negócio ficam no domínio.

Temos um curso de aqui https://cursos.alura.com.br/course/java-clean-architecture/

A busca ao banco de dados OK, eu entendi que é na camada de infra, e tambem entendi que a camada de dentro nao pode acessar a de fora OK. Minha duvida é em relação a regra de negocio. E a regra que eu usei de exemplo é uma que justamente nao pode ficar dentro do aluno, pois ela precisa fazer uma consulta no banco de dados.

Então usando a didática usada no curso, a equipe de negocio passou para o pessoal do desenvolvimento que não pode deixar dois alunos com o mesmo cpf cadastrado.

onde usando o DDD e o clean architeture fica essa regra para nao ferir as camadas? É na camada de Use Case?

foi isso que quis perguntar.

No DDD, essa regra poderia ficar no serviço de domínio (que faz parte do domínio). Basicamente, o seu serviço de domínio faria a chamada para um método do repositório, perguntando a existência daquele usuário para o repositório. Acredito que o mesmo possa ser feito seguindo o Clean Architecture na camada de Use Cases.

Existem várias maneiras de se fazer isso, mas acredito que o ponto central é de se respeitar o "D" do SOLID, que seria o Dependency Inversion Principle, ou seja, na sua camada de domínio existirá uma interface/classe abstrata que definirá esse contrato de comunicação com seu repositório de dados. A implementação/extensão dessa interface/classe abstrata pode acontecer de várias maneiras, por ex.: respeitando o modelo de portas e adaptadores, ou simplesmente uma classe sua fazendo a implementação dessa interface na camada de infraestrutura, a fim de ser injetada por um container de injeção de dependência.