1
resposta

REGRA DE NEGOCIO?

A REGRA DE NEGOCIO PODERIA SER CHAMADA DE UM CONJUNTO DE INSTRUÇÕES QUE REALIZAM UMA TAREFA?

NESSE CASO ISSO E UM ALGORITMO POREM PODE SER CHAMADO DE REGRA DE NEGOCIO?

PORQUE PELA LOGICA A REGRA DE NEGOCIO E UMA FORMA DE ''MODELAR'' O CODIGO?

DIGO, UMA FORMA DE ESCREVER COMO UM CODIGO VAI FUNCIONAR E QUAIS AS REGRAS E FUNCIONALIDADES DELE?

E OQUE ELE IRA FAZER OU TRAZER?

SERIA ISSO?

QUEM PODERIA ME TIRAR ESSSA DUVIDA?

1 resposta

Oi, Levi! Tudo bem?

A regra de negócio é um conjunto de definições que guiam o comportamento de um sistema, ou seja, determinam o que um sistema deve ou não fazer, como deve se comportar em determinadas situações e quais os resultados esperados. Elas são baseadas nos objetivos, metas, estratégias e políticas de uma empresa ou projeto.

Já um algoritmo é uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas, cada uma das quais pode ser executada mecanicamente num período de tempo finito e com uma quantidade de esforço finita.

Logo, uma regra de negócio pode ser implementada através de um ou mais algoritmos, mas não são a mesma coisa. Por exemplo, uma regra de negócio pode ser "usuários com menos de 18 anos não podem se registrar no site". Para implementar essa regra, podemos ter um algoritmo que verifica a idade do usuário durante o processo de registro e, se a idade for menor que 18, o algoritmo não permite que o registro seja concluído.

No contexto da aula, quando Paulo menciona "regra de negócio", ele está se referindo a lógicas específicas que podem ser implementadas nos métodos de uma classe, como no exemplo do método setAnoDeLancamento(), onde poderia haver uma lógica para verificar se o ano de lançamento é válido ou não.

Espero ter ajudado! Caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição!

Um forte abraço e bons estudos!

Caso este post tenha te ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓