1
resposta

Regex da solução não cumpre os requisitos

Salve galerinha da minha querida Alura,

Então, eu montei uma String para validar todas as possibilidades do teste solicitado pelo professor. Quando fui testar o regex solução que ele passou, ele não bateu com os requisitos que ele pediu. Segue abaixo a String que utilizei para os testes:

G234567890 0123456789 2Gabriel8I Gabriel892 Gabriel892231 Gabri892 GaBRiel892 ga GB

Nessa String temos todas as possibilidades que abrangem: username começando com letra, com número, tamanho igual, menor ou maior que 10 e a condição de qualquer caractere (exceto acentuados e ç após o primeiro caractere).

Regex do professor: [a-zA-Z][a-zA-Z0-9]{0,9} Problema: Ao utilizar esse regex, o texto "2Gabriel8I" é selecionado (excluindo o número 2) apesar do número compor meu texto.

Regex que usei: \b[A-Za-z][a-zA-Z0-9]{0,9}\b

Apesar de imaginar que o professor não entrou no detalhe do \b como recurso para simplificar o problema, acredito que ele poderia ter comentado a respeito e informado que veríamos mais para frente, como ele utilizou antes em outro exercício.

1 resposta

Fala aí Gabriel, tudo bem? Bom, obrigado pelo feedback, existem N motivos para talvez ele não ter mencionado ainda o \b, as vezes, pode desviar um pouco o foco do aluno que já vendo algo novo.

Mas, faz sentido seu ponto, talvez apenas informar que existe algo para solucionar o problema que irá ser ensinado nos próximos capítulos. Assim o aluno consegue ficar ainda mais animado e curioso.

Pode me fazer um favor? Sugira uma correção para esse exercício, dê sua ideia e coloque alguma frase sobre isso.

A gente analisa e se for o caso realizamos a aprovação da melhoria.

Espero ter ajudado e obrigado novamente pelo feedback, bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software