Olá, tudo bem?
Pelo que entendi o Refresh Token identifica o dispositivo e possibilita que nosso backend ou via console web seja possível o envio de mensagens diretamente para esse dispositivo. Ex: quero mandar uma oferta ou um agradecimento diretamente para o usuário Pedro Garcia.
Para isso devemos armazenar esse token, enviando o para nosso backend e vinculando ao nosso usuário. Ex: Na tabela usuário uma coluna para armazenar tal token.
Agora minha duvida é a seguinte: imagine a situação em que o usuário pode estar vinculado a mais de um dispositivo. Ex: ele tem um smartphone e um tablet. E eu quero enviar essa mensagem para esse usuário e quero que ele receba em qualquer um desses dispositivos.
Nesse caso, eu imagino que vou ter dois tokens certo? Ou terei apenas um? A amarração do token é feita com o dispositivo ou com a conta do gmail do usuário?
Caso a amarração seja por dispositivo, acredito que nesse caso vou precisar associar uma lista de tokens ao usuário certo? Então no backend eu teria a tabela usuário e uma tabela para armazernar tokens, onde um usuário pode ter 1 ou mais tokens vinculados. Sendo assim, na hora de enviar a notificação eu devo enviá-la para essa lista de tokens desse usuário.
Gostaria de saber se estou certo nesse pensamento? Tenho que preocupar com mais alguma coisa?