2
respostas

Reforçando o Mindset de Crescimento

Neste mundo tão corrido que vivemos hoje, onde precisamos estar em constante aprendizagem para não ficarmos defasados no trabalho e na vida como um todo é primordial que tenhamos uma mente aberta para o novo, para os desafios. Tudo isso pode, muitas vezes, nos causar ansiedade e pânico por medo de não darmos conta, afinal o volume de informações a serem adquiridas é absurdamente grande! Mas, como vimos na aula "Desvendando o cérebro - Mindset fixo e de crescimento", é importante que trabalhemos constantemente nossa maneira de pensar para que estejamos sempre dispostos a aprender o que é necessário para termos realizações profissionais e pessoais.

Confesso que, em momentos de grandes turbulências, onde preciso aprender muitas coisas ao mesmo tempo (sejam matérias da faculdade, sejam conhecimentos extras que preciso adquirir) a ansiedade toma conta de mim e a síndrome do impostor me diz que não vou conseguir, que não darei conta e que vou falhar. Mas, eu sei que isso não é verdade!! Basta que eu faça uma reflexão de onde parti e onde me encontro na vida, neste momento, para perceber que tenho uma alta capacidade de aprendizado, sou esforçada, sou inteligente e que não posso ser cruel comigo só porque ainda não cheguei onde quero.

O aprendizado leva tempo! É um esforço prazeroso e diário!

Repito sempre: "Minha mente tem capacidade infinita e eu posso chegar onde eu quiser!"

2 respostas

Olá! Tudo bom?

Para reforçar seu Mindset de Crescimento, uma estratégia poderia ser a prática da autorreflexão e da autocompaixão. Você já mencionou que faz uma reflexão sobre onde começou e onde está agora, o que é uma ótima maneira de reconhecer o progresso que já fez. Além disso, ser gentil consigo mesmo durante esse processo é fundamental. Lembre-se de que aprender é um processo, e está tudo bem não saber tudo de imediato.

Outra estratégia poderia ser estabelecer metas de aprendizado específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido (metas SMART). Isso pode ajudar a tornar o processo de aprendizado mais gerenciável e menos avassalador. Por exemplo, em vez de dizer "Eu quero aprender tudo sobre programação", você poderia dizer "Eu quero aprender a linguagem de programação Python até o final deste mês".

Além disso, lembre-se de que é importante celebrar as pequenas vitórias ao longo do caminho. Cada pequeno passo que você dá em direção ao seu objetivo é uma conquista e merece ser comemorado.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.

Olá!

Parabéns por ter respondido a atividade!

Pelo que você compartilhou, parece que você já está usando algumas dessas estratégias, como reconhecer seus sucessos passados para combater a síndrome do impostor e lembrar-se de que o aprendizado leva tempo. Isso é ótimo!

Continue nesse caminho e lembre-se de que cada pequeno passo é uma vitória.

Bons estudos!

Se essa resposta te ajudou, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons estudos!