Como essas tecnologias têm impactado sua rotina, seus estudos ou seu trabalho?
Analisando não só a minha rotina mas pegando um gancho da resposta da Thamyres Aparecida Teles De Souza, a tecnologia está presente desde que acordamos, até mesmo na indução do sono em alguns casos, onde temos apps de meditações guiadas e frequências auxiliar no descanso da mente. A utilização vem desde o despertador a pesquisas, geração de prompts, criação de imagens, relatórios e base de dados e programação para melhor experiência de usuários no digital.
O meu desafio está em não deixar que a informação de uma IA seja simplesmente a válida e mais rápida, então volto a buscar informações em artigos e bases mais confiáveis como livros e autores, já que ainda percebo muito delírio de IA na parte informativa. Um ponto de talvez maior atenção no momento envolve os avanços na aprendizagem de jovens trazendo a IA como "verdade absoluta", deixando um pouco de lado esse pensamento crítico e reflexivo nessa nova geração de jovens. Em um comparativo, parece a nova geração do "vi no Facebook, então é verdade" rs.
No geral, em minha rotina utilizo o comum de tecnologia em nosso dia a dia e na utilização de IAs para trabalhos, pesquisas e otimização de tarefas busco usá-las como minha auxiliar em demandas mais operacionais para que eu foque no estratégico e a guie para o que preciso.
Você consegue identificar situações em que o uso de software envolveu criatividade?
Sim, diariamente lido com a criatividade e utilizo no trabalho, não somente na forma de arte, mas em melhoria de fluxos para a otimização na rotina, organização das ideias e desenvolver projetos. Exemplos:
- Melhora do fluxo de experiência do clientes e oportunidades;
- Análises de mercado fornecendo a base para a extração de informações mais relevantes;
- Comparativos para insights de melhorias;
- Organização de ideias em modelos de projetos;
- Pesquisa inteligente para trabalho de social media;
- Pesquisas relacionadas a práticas de SEO;
- Pesquisas relacionadas ao comportamento de consumo e tendências;
- Resumos e informações estratégicas com analogias para facilitar o aprendizado.