Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Reflexões sobre a segunda aula de UX Design: Pesquisa de usuário

Mentore Bank é um aplicativo que costumo utilizar para receber valores de salário, porém devido a minha não identificação com o app não costumo os deixar investidos nesse banco.

Um dos pontos negativos de minha interação com ele é sempre me confundir ao tentar visualizar o valor real em conta, pois exibem no layout principal os valores de saldo juntamente com os que eles me disponibilizaram para empréstimos. Esse agrupamento de informações cruciais dificulta o entendimento e pode até ocasionar em enganos.

Tendo em mente que para o usuário as informações sensíveis sempre devem estar o mais claras e diretas possíveis, acredito que uma mudança para uma amostragem mais objetiva desses dados, e também ir no sentido de minimizar as indisponibilidades e intermitências constantes do app, dariam passos sinceros em direção ao aprimoramento da experiência do usuário.

1 resposta
solução!

Olá, Alexandre, como vai?

Sua reflexão demonstra um bom entendimento do objetivo da atividade e uma aplicação coerente do conceito de shadowing, mesmo sendo realizado sobre a própria experiência. Você conseguiu observar a interação real, identificar pontos de fricção e relacioná-los diretamente com princípios de UX, como clareza de informações sensíveis e redução de ambiguidade na interface.

A análise que você trouxe está alinhada com práticas comuns de pesquisa qualitativa em UX. A confusão entre saldo disponível e valores pré-aprovados para empréstimo é um problema em produtos financeiros e impacta diretamente a confiança do usuário. Sua leitura mostra atenção ao contexto e às consequências práticas dessa decisão de design.

Obrigado por compartilhar sua análise e fique à vontade para continuar utilizando o fórum para trocar ideias e aprofundar suas reflexões.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!