Não, percebi isso com as perguntas que respondi, na verdade já tinha uma ideia disso, principalmente quando o assunto me deixa estressada, ou discordo da opnião da pessoa.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Não, percebi isso com as perguntas que respondi, na verdade já tinha uma ideia disso, principalmente quando o assunto me deixa estressada, ou discordo da opnião da pessoa.
Oi, Bruna! Tudo bom?
É ótimo que você esteja se autoavaliando e percebendo áreas em que pode melhorar. A arte de ser uma boa ouvinte é realmente desafiadora, especialmente em situações que nos deixam estressados ou quando discordamos da opinião de alguém.
Para melhorar sua habilidade de escuta, aqui vão algumas dicas práticas:
Pratique a paciência: Quando estiver em uma conversa, especialmente em temas que te deixam estressada, tente respirar fundo e se concentrar no que a outra pessoa está dizendo. Lembre-se de que ouvir não significa concordar, mas sim entender o ponto de vista do outro.
Evite interrupções: Se perceber que tem o hábito de interromper, faça um esforço consciente para esperar a pessoa terminar de falar. Uma técnica é mentalmente contar até três antes de responder.
Reflita antes de responder: Quando discordar de algo, tente reformular sua resposta de uma maneira que mostre que você ouviu e entendeu a outra pessoa antes de apresentar seu ponto de vista. Por exemplo, você pode dizer: "Eu entendo o seu ponto, mas vejo de outra forma porque..."
Pratique a empatia: Tente se colocar no lugar da outra pessoa e entender suas emoções e perspectivas. Isso pode ajudar a reduzir o estresse e a melhorar a qualidade da comunicação.
Feedback construtivo: Se for necessário discordar, faça isso de maneira construtiva, focando em ideias e não em ataques pessoais.
Essas práticas podem ajudar a melhorar sua habilidade de escuta e tornar suas conversas mais produtivas e menos estressantes.
Espero ter ajudado e bons estudos!
Execelente comentário