2
respostas

Reflexão sobre seu papel como profissional. Qual habilidade sua que era fundamental 5 anos atrás e hoje já não é mais? No seu Mercado, o que está mudando?

Incrível é o quantos os sistemas estas ficando cada vez mais digitais. Um equipamento de análises clínicas, ou seja, uma automação que serve basicamente para identificar, quantificar e qualificar elementos presentes no plasma sanguíneo hoje está dotado de IA e conectividade remota que gera mais questionamentos do que elementos roboticos, hidráulicos, eletroeletrônicos e pneumáticos.

2 respostas

Concordo, mas não somente a área de TI, nos últimos anos a educação evoluiu exponencialmente com a tecnologia, algo antes impensável. Hoje notamos que em todas áreas e necessário aprender a reaprender, já que tudo muda muito rápido e novas tecnologias, métodos e processos aparecem deixando os anteriores obsoletos ou não atendem mais as necessidades de mercado. Nos como profissionais passamos pelo mesmo processo, mas a maior dificuldade e identificar que estamos obsoletos e precisamos nos atualizar constantemente. Infelizmente o ser humano ainda tem dificuldades de perceber, eu mesmo demorei a perceber que meu rendimento caiu por falta de atualizações constantes, visto estar no mercado e na mesma função por muito tempo. Métodos e processos que utilizava a cinco anos não fazem mais sentido visto que meu publico (educação) vivem em um mundo tecnologia e crescem com a tecnologia de ponta.

Muito interessante seus comentários. Estou se acordo e a necessidade de Apeendizado por toda a vida é mais do que nunca uma realidade incontestável. Sair da zona de conforto é doloroso num primeiro momento, mas recompansador no curto e longo prazo a medida que conseguimos enxergar melhor onde estamos e onde queremos estar.