3
respostas

Reflexão sobre seu papel como profissional. Qual habilidade sua que era fundamental 5 anos atrás e hoje já não é mais? No seu Mercado, o que está mudando?

Há 5 anos atrás eu já não trabalhava mais com hardware, porque aqui na cidade onde eu moro o mercado de trabalho em tecnologia é bem fraco, salários baixíssimos, exploração por parte dos empresários e poucas vagas são só a ponta do iceberg. Então migrei para motorista profissional, trabalhei com turismo basicamente, vans, ônibus e transporte executivo, até foi uma experiência boa, mais era como se algo estivesse fora do lugar, então minha vida virou um furacão, fui acusado de algo que não fiz, e sem conseguir provar, sem dinheiro para me defender com um advogado bom, fui condenado a 8 anos e meio de prisão, então pensei.... Minha vida acabou, mas não era simples assim tinha minha esposa e meu filho que na época tinha 8 anos de idade, então desistir não era uma opção, mas Deus é bom o tempo todo, e cuidou de mim. Em 2020 chegou o auge da pandemia e me vi no presidio sem visita e com mais medo ainda de morrer ou perder as duas pessoas mais importantes da minha vida, foi então que aconteceu um milagre, como eu tinha descoberto um problema de hipertensão arterial e tomava remédios para controla-la, fui transferido para uma instituição chamada APAC (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado) onde tive a oportunidade de começar e concluir um curso superior e varios de desenvolvimento web e programação. Graças a Deus hoje falta pouco para eu poder voltar pra casa de vez, trabalho no fórum e estou para começar um curso superior de Biomedicina. Ou seja, tudo que eu sabia cinco anos atrás até me ajudaram a chegar até aqui, mas já não é o suficiente para continuar, preciso adquirir mais conhecimento!

3 respostas

Impressionante a sua história, lamento o que houve. Na minha área tudo que eu sabia 5 anos atrás ainda é útil, pois conhecimento não é jogado fora, ele acumula e se transforma.

Lamento o que houve, e fico feliz que você esteja dando a volta por cima.

Estou tentando a migração de carreira, sou formada em Arquitetura e Urbanismo, mas aqui em recife é um mercado que ja esta estufado, estou me dedicando a area de tecnologia, pois vejo um mercado vasto e estou gostando de estudar. Na Área de arquitetura é essencial se atualizar nos softwares utilizados. O programa auto cad está virando arcaico e perdendo o lugar para programas BIM. então para mim seria essa a questão, me atualizar nos programas que estão sendo mais usados no mercado de arquitetura, pois estão sendo muito requisitados hj em dia.