Atuei profissionalmente como fotógrafo por 25 anos. No entanto, apesar da quantidade de Jobs desenvolvidos, pois me especializei em fotos corporativas, vi que o avanço da tecnologia, principalmente dos smartphones, colaborou, colabora e ainda irá colaborar e muito para que este serviço desenvolvido pelo fotógrafo seja cada vez mais substituído por um simples usuário destes aplicativos. Com o peso da pandemia, onde muitas empresas tiveram que resolver suas demandas sem ter o contato com estes profissionais, a necessidade de se realizar o serviço, fez com que após este período as contratações para uma determinada foto, fosse repensada. Entendo que ainda há espaço para este profissional, como por exemplo em uma cobertura de casamento. Mas de uma certa maneira o leque acabou diminuindo e muito. Com uma enorme bagagem, inúmeros cursos, horas e horas dedicadas ao estudo de técnicas, vejo que muita coisa hoje se resume a alguns clicks e configurações de um aplicativo. Mesmo sendo minha paixão, vi que poderia aproveitar minhas softsskills em uma outra área que sempre tive muito apreço, que é a Tecnologia da Informação. Assim iniciei um processo de migração de carreira, onde pude, durante a pandemia, me ocupar e aprender fazendo alguns cursos. Assim hoje no segundo semestre de TI, venho a cada dia buscar novos conhecimentos desta nova área.