9
respostas

Reflexão sobre seu papel como profissional. Qual habilidade sua que era fundamental 5 anos atrás e hoje já não é mais? No seu Mercado, o que está mudando?

Atuei profissionalmente como fotógrafo por 25 anos. No entanto, apesar da quantidade de Jobs desenvolvidos, pois me especializei em fotos corporativas, vi que o avanço da tecnologia, principalmente dos smartphones, colaborou, colabora e ainda irá colaborar e muito para que este serviço desenvolvido pelo fotógrafo seja cada vez mais substituído por um simples usuário destes aplicativos. Com o peso da pandemia, onde muitas empresas tiveram que resolver suas demandas sem ter o contato com estes profissionais, a necessidade de se realizar o serviço, fez com que após este período as contratações para uma determinada foto, fosse repensada. Entendo que ainda há espaço para este profissional, como por exemplo em uma cobertura de casamento. Mas de uma certa maneira o leque acabou diminuindo e muito. Com uma enorme bagagem, inúmeros cursos, horas e horas dedicadas ao estudo de técnicas, vejo que muita coisa hoje se resume a alguns clicks e configurações de um aplicativo. Mesmo sendo minha paixão, vi que poderia aproveitar minhas softsskills em uma outra área que sempre tive muito apreço, que é a Tecnologia da Informação. Assim iniciei um processo de migração de carreira, onde pude, durante a pandemia, me ocupar e aprender fazendo alguns cursos. Assim hoje no segundo semestre de TI, venho a cada dia buscar novos conhecimentos desta nova área.

9 respostas

manutenção de microcomputadores e vendas

Ao meu ver antes um empregado desenvolvia uma atividade por anos em uma mesma empresa e muitas das vezes até se aposentava. Era conhecido como fazer carreira. O mercado era mais voltado para fronteiras e localizações geográficas. Dessa forma, não haviam muitas mudanças no contexto. Inicialmente muitas atividades eram braçais, depois houveram alterações de forma a ter mais mecanização de forma gradual. E dessa forma se alterando a demanda de mão-de-obra braçal que caiu e havendo maior demanda de outras habilidades. Dessa forma eu diria que com a evolução e revolução causada pelos avanços tecnológicos. Muitos produtos foram criados e inicialmente tinham um ciclo de vida maior e com revolução tecnológica esse ciclo de vida diminuiu de forma muito mais rápida. Pois a medida que as informações foram se tornando mais globalizadas e as fronteiras não eram mais uma barreira para o mercado. Houve uma grande mudança nos conceitos, nas necessidades e principalmente nos produtos e mercados. Com tantas mudanças e cada vez mais rápidas, houve a necessidade de todos se adaptarem para conseguir se manter e se desenvolver. Assim iniciamos num contexto totalmente isolado e com poucas mudanças para outro contexto que a única constante é a mudança. Imagine quantas pessoas desenvolveram diversas atividades que nem existem mais e novas atividades que são criadas a todo momento. E ainda não sabemos em quanto tempo essas atividades serão extintas para darem lugar a outras novas que será fruto do contexto das mudanças e cenários tecnológicos, mercadológico e humano.

Há 5 anos atrás, eu ainda estava com meus 20 anos eu acho, mais ou menos isso, e tinha total convicção do que eu queria, fazia 1 ano que estava na faculdade de arquitetura e tinha feito um curso técnico de edificações, engenharia/edificações estava no auge e era o que todo mundo jovem da época estava fazendo rs' chega ser engraçado... 5 anos depois, meu discurso é completamente outro, sobre formação acadêmica, e como perdemos de certa forma ainda batendo tanto na tecla de métodos de ensino que fazem com que a gente fique desmotivados ao longo do tempo! Arquitetura, pelo menos, na meu estado já está bem saturado e parece que não existe mais crescimento, essa foi minha sensação, fui até o 9º período e tive minha virada de chave com muitas decepções na área. A mudança no mercado está sendo gradativa, e a importância de não parar e continuar buscar conhecimento independente da sua área de formação é cada vez maior, estamos cada dia com novas informações e ferramentas para se manter atualizados e em constante adaptação para o mundo!

Oi Thaciana, realmente concordo com vc. Estou no segundo semestre de Tecnologia da Informação, e confesso que alguns cursos que fiz paralelamente, me trouxeram muito mais conhecimento do que a própria vida acadêmica. Em alguns momentos, penso; "Para que conhecer isso, se possivelmente nunca irei utilizar".

Tem formações que não nos trazem nenhum conhecimento prático efetivo. E cursos técnicos que são muito mais direto ao ponto. Mas a velocidade que as mudanças estão acontecendo é provável que muitas coisas fiquem obsoletas em pouco tempo e tudo muda novamente. Isso aumenta também as incertezas e até causa um pouco de frustação. Mas seguimos aprendendo e buscando mais conhecimentos. Mas cuidado também com o burnout.

Acredito que uma antiga teoria de que o trabalho deve desaparecer, está se concretizando. Bom...o homem é um ser criativo e precisa de tempo...ócio...para criar... desenvolver idéias... Então tento aumentar minha atividade mental aprendendo coisas novas. Anos atrás um celular, era apenas um telefone móvel, hj é um smartphone. Os livros se transformaram em ebooks. O aprendizado era custoso e de longa duração, hj estudamos EAD, no nosso tempo e nas nossas casas. A internet está acumulando todo o conhecimento do homem, entendo que logo o homem deverá, principalmente, criar ou melhorar o que já foi criado. Sou curiosa, aprendo rápido e gosto de pensar fora da caixa...acho que por isso me interessei por ampliar meu conhecimento na área tecnológica e talvez contribuir em novos projetos ou ajudar nos já existentes...Concordo com o colega Virgilio sobre as profissões.

Obrigado, Márcia, e acredito que não somente no âmbito das profissões mas no contexto geral a mudança será a única constante. Só que antes era mais lenta e agora está cada vez mais rápida. E assim como você disse o homem com sua criatividade vai melhorando tudo e com isso as necessidades antigas não serão mais demandas e se criam novos conceitos, hábitos, necessidades e por isso a atualização se tornar uma constante ao longo do tempo. Parabéns pelas exposição de ideias.

5 anos atrás eu estava trabalhando de motorista de aplicativo porque o curso que fiz de técnico de segurança do trabalho não me deu as oportunidades prometidas quando iniciei os estudos, tinha muita demanda nessa área mas depois ficou tão saturado que até para estágio foi difícil conseguir, por isso decidi esse ano migrar para área de TI e me especializar em inteligência artificial, pois percebo que o futuro vai ser mais isso.

Lembro-me bem no início que o atendimento era uma área de relevância, mas vejo que com o avanço das tecnologias de IA vai se tornar absoleto. O futuro realmente é instável quanto as velhas e novas profissões. O que nos resta é nos capacitarmos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software