Na minha opinião, pela empresa que trabalho e algumas outras que tive contato no ramo da tecnologia, acredito que os caminhos para a agilidade seguidos normalmente são:
- Squads de atuação - Problemas e melhorias (sprints).
- Fila de prioridades e criticidade dos problemas existentes.
- Envolver sempre as áreas responsáveis para visibilidade das priorizações junto ao cliente - o que é mais urgente?
- Comunicação fluida do time.
Um ponto de melhoria que vejo que possa acontecer é a flexibilidade a mudanças, principalmente na área de TI. Exemplo, um processo de Sprint Semanal em uma empresa que possui muitos problemas sistêmicos não funcionaria, porque na visão do cliente ele sempre vai prezar pela qualidade do produto já em uso. Então talvez as "melhorias" sejam "repriorizadas" para priorização dos problemas correntes. E também o contrário, onde haverá fases que existirão poucos problemas sistêmicos e maior necessidade de evoluções.
Para praticarmos a agilidade na empresa, as mudanças sempre serão recorrentes e temos que nos adaptar dentro desses cenários.