O aplicativo Decolar é um bom exemplo de como o design e a estratégia empresarial se conectam para gerar valor tanto para o usuário quanto para o negócio.
A experiência de navegação é intuitiva, com buscas rápidas, filtros bem organizados e uma interface visualmente agradável, o que facilita a comparação de voos, hotéis e pacotes. O app também utiliza recomendações personalizadas com base no histórico do usuário, o que demonstra o uso de dados e heurísticas para otimizar a jornada. Além disso, o check-out é simples e direto, com diversas opções de pagamento, um ponto que reduz a fricção e incentiva a conversão.
Por outro lado, o aplicativo apresenta excesso de notificações e ofertas, o que pode gerar sensação de sobrecarga e reduzir a confiança. Outro ponto de atrito é a dificuldade em alterar reservas ou entrar em contato com o suporte, o que afeta a percepção de confiabilidade e pós-venda. Esses aspectos mostram que, mesmo com um design bem estruturado, a experiência completa depende da consistência entre o digital e o serviço prestado.
Na minha experiência, percebo que o UX do Decolar vai muito além da aparência, ele influencia diretamente minha confiança e decisão de continuar usando o app. Quando tudo funciona de forma fluida e transparente, sinto que a marca realmente se preocupa com o usuário, o que me faz querer voltar a utilizá-lo.