Ao analisar minha forma de comunicação no ambiente online, percebi que costumo utilizar com frequência o WhatsApp e o e-mail. No WhatsApp, noto que, pela agilidade das conversas, muitas vezes minhas mensagens são curtas e objetivas, mas nem sempre transmitem o tom de empatia que eu gostaria. Já no e-mail, consigo estruturar melhor minhas ideias, mas às vezes sou excessivamente formal, o que pode gerar uma distância na interação.
No ambiente de trabalho, essa reflexão me fez perceber a importância de equilibrar clareza e respeito. Preciso garantir que minhas mensagens não apenas informem, mas também criem conexão. Quando expresso minhas opiniões de maneira respeitosa e me esforço para compreender o ponto de vista do outro, o diálogo flui de forma mais construtiva e colaborativa.
O maior insight que tive com esse exercício é que a comunicação online exige cuidado redobrado, já que não temos os recursos da linguagem corporal e da entonação para complementar o que dizemos. Por isso, quero me dedicar a revisar minhas mensagens antes de enviá-las, buscando ser clara, empática e aberta ao diálogo.