Eu vejo que uma habilidade que era muito valorizada há alguns anos, mas que hoje perdeu bastante espaço, é o foco em conhecimento mais “isolado”, como saber apenas uma linguagem ou tecnologia específica sem entender o ecossistema ao redor. Por exemplo, antes era comum um desenvolvedor se destacar só por dominar uma linguagem como Java ou PHP. Hoje isso já não é suficiente. O mercado exige mais contexto: arquitetura, APIs, integração entre serviços, noções de cloud, versionamento e até comunicação em equipe, e entre outras softskills.
Pela minha experiência, que tive como estagiário e pelo momento em que estou na carreira, percebo que não basta só saber programar. Tenho estudado bastante backend com Java e Spring Boot, e frontend também, mas vejo que preciso evoluir em outros pontos que estão mudando rápido no mercado, como boas práticas de arquitetura, uso de containers, integração com APIs, banco de dados e noções de cloud.
Outra coisa que mudou muito é a necessidade de aprender continuamente. Não dá mais para estudar uma stack e “parar”. O aprendizado virou parte do trabalho. Então, hoje eu vejo que meu principal foco de estudo não é só aprender tecnologias, mas aprender a aprender melhor: testar, construir projetos, errar rápido e me adaptar.