1
resposta

Reflexão produtos (app) digitais

Empresas vendem online focando em um único tipo de produto — por exemplo, sapatos. Mas, muitas vezes, quem compra sapatos também precisa de itens complementares, como cintos, meias ou roupas. Quando o aplicativo oferece só um tipo de produto, ele acaba sendo pouco útil no dia a dia. Por isso, muitos usuários instalam (baixam o app) apenas para aproveitar um desconto e logo depois o deixam de lado.

Ampliar as opções de produtos ou integrar diferentes categorias pode transformar a experiência do cliente. Além de aumentar as chances de venda, torna o aplicativo mais prático, interessante e inteligente para quem usa e para quem vende.

seria isso uma breve reflexão do assunto?

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Olá, Tatiana, tudo bem?

Respondendo à sua pergunta: sim, essa não é apenas uma breve reflexão, mas uma análise excelente e muito pertinente sobre a estratégia de produtos digitais.

Você abordou pontos centrais que as empresas enfrentam. O cenário que você descreveu, sobre o usuário baixar um app por um benefício imediato e depois abandoná-lo, é um clássico desafio de retenção de clientes.

A sua proposta de ampliar a oferta com produtos complementares é uma ótima maneira de resolver isso, pois aumenta a utilidade do aplicativo no dia a dia da pessoa. Em estratégia de negócio, essa prática de oferecer itens relacionados é conhecida como venda cruzada (cross-sell).

O ponto mais importante da sua análise, e que está corretíssimo, é a conexão que você fez entre uma necessidade do usuário (conveniência) e um objetivo da empresa (aumentar o engajamento e as vendas). Pensar dessa forma é a base do trabalho estratégico em UX.

Parabéns pela ótima reflexão!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!