1
resposta

[Reflexão/Dúvida] .Net HostedServices

Pessoal saudações a todos aqui do forum,

Gostaria de trazer uma espécie de reflexão/dúvida. Acho que isso vai envolver quem trabalha muito com .net ou plataformas que te permitem criar aplicações como serviços windows ou Linux(systemctl) com o Hosted Services. Uma frase do professor me colocou um questionamento "...Micro serviços rodam na web..." o que de fato é verdade, mas se temos um conjuntos de hosted services rodando no system.msc do windows ou systemctl do linux, devidamente distribuídos em servidores para cada finalidade e estes "Hosted Services" tem seus contextos delimitados, mas não estão abertos a web, mas operam em um intranet de um setor de chão de fábrica de uma indústria. Podeiramos chamar isso de arquitetura de micro serviços? Pelo que compreendi do assunto, aplicamos bastantes os conceitos de S.O.L.I.D. principalmente quando falamos de delimitar contextos(Single Responsability Principle) o que me trouxe essa reflexo "Micro serviços não necessáriamente rodam apenas na web", o que acham? Está correto este pensamento? Parcialmente correto? Ou viajem pura da minha cabeça? Para ser considerado deve estar na web, não importando se os contexto e responsabilidades estão bem delimitados?

1 resposta

Olá, Enderson, como vai?

A sua reflexão é bem pertinente e levanta uma questão conceitual importante sobre arquitetura de microsserviços. Sendo direto: sim, é possível considerar uma aplicação composta por múltiplos Hosted Services, cada um com responsabilidade única, como uma arquitetura de microsserviços, mesmo que esses serviços não estejam expostos diretamente na web.

O ponto central da arquitetura de microsserviços não é estar ou não na internet, mas sim a separação clara de responsabilidades, a autonomia dos serviços, e a forma como eles se comunicam entre si (geralmente por mensagens, filas ou APIs internas). O fato de os serviços estarem em uma intranet ou operarem de forma restrita em um ambiente fechado (como uma fábrica) não descaracteriza esse estilo arquitetural.

Se tiver mais dúvidas ou quiser aprofundar em algum ponto, o fórum está à disposição.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!