Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Reflexão

Não me considero uma pessoa assertiva. Sou aquela pessoa que, mesmo sem querer ser grossa, muitas vezes é interpretada dessa forma. Tenho o semblante mais fechado, falo olhando nos olhos e de maneira firme, e muitas vezes isso acaba sendo interpretado de forma errada. Algumas pessoas já chegaram a dizer que têm medo de falar comigo, e isso me deixa triste.
Sei que, muitas vezes, tenho a resposta na ponta da língua, mas quero muito aprender a ser uma pessoa mais assertiva. Como foi falado na aula, nem todas as pessoas são assertivas naturalmente, mas essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida por meio de treinamento e prática. Quero trabalhar nisso e aprender a me comunicar melhor, de forma mais clara e equilibrada, sem deixar de ser quem eu sou.

1 resposta

Oi, Josilene. Tudo bem com você?

Seu relato traz uma reflexão muito importante sobre a diferença entre a intenção que temos ao nos comunicar e a forma como nossa mensagem é recebida pelas outras pessoas. O fato de você perceber que seu semblante, seu tom de voz e sua maneira firme de falar podem ser interpretados de outra forma já demonstra um exercício de autoconhecimento, que é uma parte importante do desenvolvimento da assertividade.

Ser assertiva não significa deixar de ser firme ou mudar completamente sua personalidade. A ideia é conseguir transmitir firmeza sem que ela seja interpretada como agressividade ou afastamento. Pequenos ajustes podem ajudar, como demonstrar que está disponível para ouvir, fazer perguntas antes de responder e observar como as pessoas reagem durante uma conversa. Em uma situação profissional, por exemplo, antes de apresentar uma resposta pronta, você pode perguntar: “Você pode me explicar um pouco melhor o que aconteceu?”. Isso abre espaço para a escuta ativa e evita conclusões precipitadas.

Uma reflexão interessante seria: em quais situações você percebe que sua forma de falar é mais interpretada dessa maneira, e o que poderia experimentar de diferente nessas situações?

Parabéns pela reflexão e pela disposição em desenvolver essa habilidade. Continue praticando e compartilhando suas experiências por aqui. O fórum está à disposição para acompanhar esse processo.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!