1
resposta

Todos os domingos eu tenho a rotina de organizar as tarefas que vou realizar na semana, essas tarefas fazem parte de projetos maiores para resolver problemas dos mais variados tipos, por exemplo limpeza, conclusão de cursos e finalização de projetos voluntários.

1 resposta

Oii, Gabriela!

Que prazer ler seu relato. É muito gratificante ver como você já aplica esses conceitos de forma prática e organizada na sua rotina.

O que você descreveu sobre suas manhãs ou tardes de domingo é o exemplo perfeito de que o pensamento computacional não vive apenas dentro do computador. Ele é, acima de tudo, uma forma humana de lidar com a complexidade.

Ao organizar sua semana, você utiliza quatro pilares fundamentais:

Os 4 Pilares na sua rotina

• Decomposição: Quando você pega um "projeto maior", como a conclusão de um curso, e o divide em pequenas tarefas diárias. Isso torna o objetivo menos assustador e mais fácil de gerenciar.
  • Reconhecimento de padrões: Ao notar que certas tarefas de limpeza ou estudo se repetem ou exigem o mesmo tipo de energia, você consegue planejar melhor quando executá-las.
  • Abstração: Na hora de planejar, você foca no que é necessário para realizar a tarefa (o tempo e o material) e ignora detalhes que não importam naquele momento.
  • Algoritmo: A sua própria rotina de domingo é um algoritmo. É um passo a passo que você segue para garantir que sua semana flua bem.

Por que isso ajuda tanto?

Ter essa visão estruturada reduz a carga mental. Em vez de acordar na segunda-feira pensando "por onde eu começo?", você já tem um roteiro desenhado. Isso traz clareza e diminui a ansiedade, pois os problemas grandes foram transformados em pequenas ações executáveis.

Sua experiência com projetos voluntários também se beneficia muito disso. Muitas vezes, nesses ambientes, os recursos são poucos e a organização é o que garante que a ajuda chegue onde precisa.

Continue cultivando esse hábito! Quanto mais você exercita essa lógica em tarefas cotidianas, mais natural se torna resolver desafios complexos na área de tecnologia e computação.

Você já percebeu se, ao organizar sua semana, existe alguma tarefa específica que você sempre tenta resolver primeiro por ser mais complexa? Isso também faz parte da estratégia de otimização.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!