1
resposta

Reflexão

Tenho costume de interromper alguém que está falando? R= Muito difícil, normalmente espero a pessoa passar sua linha de raciocínio antes de opinar.

Tenho paciência para aguardar a conclusão de um raciocínio, mesmo quando discordo? R= Com certeza, cada um tem seu tempo e opnião.

No caso de discordar em uma conversa, já direciono minha resposta para “desconstruir” a opinião da outra pessoa? R= Não. Se eu discordar e não der importância para pessoa, apenas ignoro, porém quando é com um amigo ou familiar, direi minha opinião sobre a discordância e apenas.

1 resposta

Olá, Vitor!

Pelo que você compartilhou, parece que você já tem uma boa base para ser um ótimo ouvinte. Você mencionou que geralmente espera a outra pessoa concluir seu raciocínio antes de opinar e que tem paciência para ouvir mesmo quando discorda. Isso é um ótimo sinal de que você valoriza a escuta ativa.

No entanto, é sempre bom lembrar que ser um bom ouvinte não é apenas sobre esperar a vez de falar, mas também sobre demonstrar interesse e respeito pelo que a outra pessoa está dizendo. Isso pode ser feito através de sinais não verbais, como acenar com a cabeça, manter contato visual e até fazer perguntas que mostrem que você está realmente engajado na conversa.

Quando você mencionou que, em caso de discordância, prefere ignorar se não for importante, é interessante refletir sobre como essa abordagem pode ser percebida. Às vezes, mesmo que não seja importante para você, pode ser para a outra pessoa. Nesse caso, uma sugestão seria praticar a empatia, tentando entender o ponto de vista do outro antes de decidir se vale a pena expressar sua discordância.

Espero ter ajudado e bons estudos!